Representada pelo presidente, Vitor Carvalho Queiroz, e outros associados da entidade, a ABES-MG marcou presença nas atividades do 2º Seminário de Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde, promovido pela COPAGRESS (Comissão Permanente de Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde de Belo Horizonte).
O evento, realizado com o apoio da ABES, foi realizado em 11 de dezembro de 2025, no auditório do CREA-MG, e reuniu mais de 180 participantes. Coordenado pela presidente da COPAGRESS e também diretora da ABES-MG, Andréa Froes, o seminário promoveu um dia de debates técnicos, troca de experiências e atualização sobre boas práticas, biossegurança, economia circular, logística reversa e tecnologias aplicadas ao tratamento dos resíduos de serviços de saúde em Belo Horizonte, e em Minas Gerais.
O objetivo do encontro é alinhar práticas, compartilhar soluções e reforçar a importância do trabalho integrado entre os diversos atores envolvidos no processo. Além do apoio ao evento, a ABES-MG integra a COPAGRESS, onde é representada pela associada Maeli Estrela Borges, que na ocasião, foi homenageada por suas relevantes contribuições aos trabalhos da comissão. A participação da ABES-MG reforça o compromisso da entidade com a qualificação técnica e a sustentabilidade ambiental.
Durante a programação da manhã, foram abordados temas como o histórico do gerenciamento de resíduos de serviços de saúde, economia circular, logística reversa e a apresentação de dados do panorama desses resíduos em Minas Gerais.
Já no período da tarde, os debates seguiram com a experiência de Belo Horizonte na gestão dos resíduos, as boas práticas de gerenciamento, a importância da educação, da mobilização e da biossegurança, além das tecnologias e dos requisitos técnicos para o tratamento desses resíduos.
A mesa de abertura contou com a presença da presidente da COPAGRESS, Andréa Pereira Fróes; do superintendente de Limpeza Urbana da Prefeitura de Belo Horizonte, Breno Serôa da Motta; da superintendente de Resíduos da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Alice Libânia Santana Dias; do presidente do CREA-MG, Marcos Torres Gervásio; do presidente da ABES-MG, Vitor Carvalho Queiroz; e do diretor de Resíduos de Serviços de Saúde do SINDILURB-MG, Mário Sérgio Costa, que representou o presidente da entidade, Marcos Vinícius Rocha Savoi.
Ao final, os organizadores agradeceram o apoio da SLU, da Prefeitura de Belo Horizonte, da SEMAD e do CREA-MG, bem como dos patrocinadores SINDILURB-MG e ABES, cujo apoio foi fundamental para a realização do seminário.
A participação da ABES-MG reforçou o compromisso da entidade com o avanço contínuo da gestão dos resíduos de serviços de saúde, contribuindo para o aprimoramento das políticas públicas e das práticas técnicas na área ambiental e sanitária.
ASSISTA ÀS APRESENTAÇÕES NO CANAL DA ABES-MG NO YOUTUBE
ACESSE AQUI AS FOTOS DO EVENTO
Acesse abaixo o link das apresentações:
2 Apresentaçao Seminario RSS_TECNOLOGIAS DE TRATAMENTO
3 RECICLAGEM E SUSTENTABILIDADE
4 RSS_BH_11_12_2025 Economia Circular e a Logística Reversa
5 A Experiência de BH na Gestão de Resíduos de Serviços de Saúde
6 AVALIAÇÃO DE REQUISITOS TÉCNICOS PARA O DESEMPENHO OPERACIONAL DA AUTOCLAVAÇÃO DE RSS
8 PANORAMA SOBRE OS RSS NO ESTADO DE MINAS GERAIS COM BASE NO SISTEMA MTR-MG
9 FISCALIZAÇÃO DE CONTROLE URBANÍSTICO E AMBIENTAL
10 Coleta Seletiva Recicláveis e Seus Desafios