Apresentação

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) é uma associação de fins não econômicos que reúne em seu corpo associativo cerca de 10.000 profissionais do setor.

A ABES tem como missão ser propulsora de atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão que contribuam para o desenvolvimento do saneamento ambiental, visando à melhoria da saúde, do meio ambiente e da qualidade de vida das pessoas.

A sua dinâmica operacional baseia-se no desenvolvimento de um leque de atividades, estruturadas sobre os alicerces da engenharia sanitária e das ciências ambientais, mediante uma série de ações que objetivam o aperfeiçoamento profissional e acadêmicos dos associados. Mantém convênios com instituições internacionais como a Organização Pan Americana de Saúde (OPS), Organização Mundial de Saúde (OMS), Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), Water Environment Federation (WEF) e International Association on Water Pollution Research and Control (IAWPRC).

Desde 1966, é internacionalmente reconhecida como instituição capacitada a exercer, de forma ampla e plural, significativa liderança nos setores que integram o saneamento básico e ambiental brasileiro.  A ABES participa, em nível nacional e estadual, dos principais órgãos e fóruns ligados ao saneamento, como: Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA), Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), e Conselhos Estaduais de Meio Ambiente.

A ABES é uma instituição referencial e participativa no estabelecimento de mecanismos de caráter social e político que possam produzir reflexos positivos na saúde e bem-estar da população. Estatuariamente, cabe à ABES colaborar na conscientização da sociedade quanto a questões relativas à preservação ambiental.

Dispõe de uma sede nacional, no Rio de Janeiro, e representação em todas as Unidades da Federação. Por intermédio de suas seções estaduais a ABES desenvolve um importante trabalho de valorização do setor. Sendo destaque seus programas de divulgação técnica e científica, que permitem aos profissionais da engenharia sanitária e ambiental ter acesso aos mais atuais métodos e às mais relevantes conquistas do saneamento básico.
Suas ações abrangem a realização de seminários, simpósios, palestras, debates, cursos e, a cada dois anos, em diferentes cidades do país,  os congressos nacionais especializados em engenharia sanitária e ambiental.

Nossos Parceiros