CONFIRA O VIDEO DO PROGRAMA NOVAS IDEIAS

O Programa Novas Ideias para o Saneamento e Meio Ambiente, realizado em 4 de maio de 2022, apresentou dois assuntos bastante atuais. Um projeto para desidratação em estufa térmica solar e uma planta piloto para sequestro e aproveitamento de CO². Para abordar os temas, a ABES-MG recebeu o engenheiro eletricista Wilma Gomes Guimarães. Ele apresentou as estufas desenvolvidas por ele, e que podem ser utilizadas para desidratar diversos tipos de materiais, como lodo de esgoto, biofertilizantes, madeiras, tijolos, alimentos (frutas e verduras), algas, dentre outros, dependo apenas de algumas adaptações.

O video com a gravação da reunião realizada online, via Plataforma Zoom, já está disponível. Assim como, a apresentação e outros materiais informativos fornecidos pelo palestrante. Confira abaixo.

estufa de desidratação solar térmica

Aquecedores infravermelhos no teto

O sistema é totalmente automatizado e funciona de forma mista, utilizando a energia solar térmica e aquecedores infravermelhos, com uso de biogás do processo de tratamento de esgoto e/ou eletricidade. Outra vantagem do processo de desidratação térmico solar é que sua montagem utiliza matéria prima 100% brasileira, e pode ser adaptado para utilização em larga escala.

estufa solar termica

Estufa para desidratação térmica solar

Já a planta para o sequestro de carbono, desenvolvida pela professora da UFRN, Luciene Santos, com incentivo da Petrobrás, é capaz de capturar o carbono e com aproveitamento do CO² para geração de outros produtos, como o carbonato de cálcio para estocagem, ou produção de microalgas oleosas e até microalgas para fabricação de álcool.

planta piloto para sequestro de carbono

Planta piloto para sequestro de carbono

Confira AQUI o video da reunião.

Apresentação do palestrante Wilmar Gomes Guimarães.

Outos arquivos fornecidos pelo palestrante:

Estufa de desidratação

Geração de energia com resíduos de esgoto

Produção de algas com CO²

Sistema ADM Fumaça SEQ CO²