ABES-MG posiciona-se contra adutora no Rio Corrente

Em visita a Governador Valadares, o presidente da ABES-MG, Rogério Siqueira, contestou a necessidade do projeto de abastecimento do município, que prevê a implantação de adutora para captação de água no Rio Corrente Grande.

Segundo ele, a iniciativa precisa ser melhor avaliada. “Temos o Rio Doce passando dentro da cidade e, hoje, é possível realizar o tratamento de qualquer água. Além disso, essa obra tem altos custos financeiros e ambientais. São 35 quilômetros de adutora, um investimento inicial de R$ 166 milhões e outros impactos no Rio Doce, que receberá um volume menor de água desse importante contribuinte”, defendeu.

Para Rogério, que esteve no município com outros conselheiros da Fundação Renova, novos estudos precisam ser realizados para evitar danos futuros ao meio ambiente e obras desnecessárias.

A Fundação Renova tem obrigação, pelo Termo assinado na sua criação, de buscar alternativas de captação ao Rio Doce para fornecimento de água à cidade de Valadares, entretanto, o conselheiro sugeriu que se fizesse uma discussão antes de concretizar o investimento.