ABES-MG participa de reunião no CBH São Mateus

 

No dia 26 de outubro, a ABES-MG esteve representada por Marcos Nogueira da Gama, em Mantena/MG, na 3ª reunião ordinária de 2016 do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus.

O principal assunto da pauta foi a aprovação da proposta de criação do Pró-Comitê (Comitê Federal da Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus), que será composto por representantes dos 16 municípios mineiros e 11 municípios capixabas.

O presidente do Comitê Mineiro, Luís Antônio Garcia, explicou as etapas de criação do Comitê Federal e Arlison Mendes, presidente do CBH capixaba apresentou as questões relacionadas a gestão dos recursos e a crise hídrica na bacia.

Marcos Nogueira destacou que transferir a bacia para o domínio da União facilitaria os repasses de recursos financeiros e o andamento dos trabalhos de revitalização da bacia. Atualmente, o comitê mineiro do Rio São Mateus tem sofrido com a falta de repasses.

O próximo encontro será no dia 6 de dezembro, no Centro Universitário do Norte do Espírito Santo (CEUNES). A ABES ofereceu apoio técnico para a realização do evento e para as tarefas de criação do Comitê Federal. Marcos também recomendou uma articulação prévia entre a ABES/MG e a ABES/ES para definir os participantes e atuação no Pró-Comitê.

 

Comitê Estadual do Rio São Mateus a um passo da criação

Espírito Santo e Rio Grande do Norte aderem ao PROCOMITÊS

Assoleste recebe debate para a criação de Comitê Federal do Rio São Mateus