ABES-MG realiza curso na Semana das Águas

A ABES-MG realizou, a convite do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), dentro da programação da Semana das Águas, organizada pelo Governo de Minas, um minicurso sobre: “A água na cidade do futuro: Desafios e perspectivas da gestão de sistemas de água e esgoto”.

O curso aconteceu no dia 25 de março, no Campus Pampulha da UFMG, com grande procura, e 100% das vagas preenchidas.

As palestras ministradas pela engenheira civil e sanitarista, Célia Rennó e pela engenheira eletricista, Selma Parreira Capanema abordaram os fatores conjunturais e ambientais que afetam a gestão dos Sistemas de Água e Esgoto hoje, e as oportunidades que as tecnologias de Automação, Informação e Comunicação (TIC) representam na superação desses desafios.

O objetivo do curso foi apresentar uma análise de como as tecnologias TIC podem transformar os sistemas e serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário modificando a forma como são concebidos, pagos, explorados e regulados.

"O mundo sempre teve grandes desafios a serem enfrentados e a cada dia que passa fica mais evidente que a questão da gestão da Água, em seus diversos aspectos exige informação, conhecimento e ações mais efetivas.", explica Célia Rennó.

 Segundo ela, as tecnologias de TIC podem transformar a maneira como os sistemas e serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário são concebidos, criando a perspectiva de reduzir o hiato de recursos necessários para financiamento no setor.

A tomada de decisão estratégica e transparente é um ponto central para a gestão eficaz da água.

Esta tomada de decisão é mais assertiva quando as informações referentes à infraestrutura para abastecimento de água e esgotamento sanitário, o seu uso e o uso da água propriamente dito forem exatas, confiáveis e tempestivas.

Saiba mais sobre a Semana das Águas 2014 em: http://www.semanadasaguas.com.br/