ABES-MG toma posse nos CBHs Velhas e SF

Os membros da ABES-MG, José Antônio da Cunha Melo e Márcio Tadeu Pedrosa, tomaram posse como representantes da sociedade civil e instituições de ensino e pesquisa junto aos Comitês de Bacia Hidrográfica dos Rios das Velhas e São Francisco, respectivamente.

A posse no CBH Velhas aconteceu no dia 12 de agosto, em Belo Horizonte e a posse do CBH São Francisco no dia 20 de agosto, em Salvador.

Ambos serão representantes para mandato 2013/2017. Durante a XIV Reunião Plenária Extraordinária do CBHSF foram escolhidos os novos coordenadores das quatro Câmaras Consultivas Regionais do Comitê. Foram reeleitos Márcio Pedrosa, para a CCR do Alto; Cláudio Pereira, para a CCR do Médio e Carlos Eduardo Ribeiro, para a CCR do Baixo. Para a CCR do Submédio, foi escolhido o índio Manoel Uilton, da tribo Tuxá da Bahia.

No CBH Velhas, a nova Diretoria do Comitê será composta pelo presidente Marcus Vinícius Polignano, representante da sociedade civil, pelo vice-presidente, Ênio Resende, representante do poder público estadual, e para o cargo de secretário, Valter Vilela,da Copasa, representando os usuários de água.



Posse dos novos membros do CBH Rio das Velhas, mandato 2013/2017

Na 73ª Reunião Ordinária do CBH Rio da Velhas tomaram posse os representantes das novas entidades escolhidas para compor o próximo mandato do Comitê (2013/2017). Ao todo, foram empossados 56 conselheiros, dentre titulares e suplentes, sendo 14 representantes do poder público estadual, 14 do poder público municipal, 14 da sociedade civil e 14 usuários de água.

O Processo eleitoral para a escolha das entidades, conduzido pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), foi realizado de janeiro a junho de 2013, quando foi divulgada a lista final das entidades escolhidas. Confira a lista com a Composição do CBH Rio das Velhas - mandato 2013/2017.

 

Também foi eleita uma nova Diretoria para o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas. Os representantes escolhidos na reunião, pelos novos membros recém-empossados, foram eleitos mediante a formação de uma chapa única e a votação teve unanimidade.

 

A nova diretoria é composta por: Presidente - Marcos Vinícius Polignano, representante da Sociedade Civil pelo Instituto Guaicuy; Vice-presidente - Ênio Resende, Representante do Poder Público pela Emater; Secretário - Valter Vilela, representante dos Usuários de Recursos Hídricos pela Copasa. Rogério Sepulveda, presidente do CBH Rio das Velhas nos últimos dois mandatos, deixou o cargo nesta última reunião do Comitê. Em entrevista, Rogério destacou que os principais avanços alcançados pelo Comitê nas gestões em que foi presidente e a honra de estar participando deste processo.

 

Posse dos novos membros do CBHSF

 

Ao término da XXIII Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) teve início, no dia 19 de agosto, a XIV Plenária Extraordinária, que deu posse aos novos 124 membros do comitê, entre titulares e suplentes.

Coube ao coordenador da Câmara de Articulação Institucional e Legal – CTAI, José Roberto Lobo, convidar as representações eleitas (poder público, sociedade civil, usuários de água e comunidades tradicionais) para assinarem o termo de posse, simbolizando o inicio de um mandato de três anos (2013-2016).

Os 124 membros empossados foram escolhidos durante plenárias regionais realizadas nos meses de junho e julho. As eleições ocorreram nos estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, e foram realizadas por segmento (poder público, sociedade civil, usuários da água e comunidades tradicionais).

No dia 20 de agosto, a primeira tarefa dos novos membros foi eleger a nova Diretoria Colegiada do CBHSF, para cumprir mandato de igual período. A chapa vencedora, intitulada “O Rio São Francisco Vive”, foi encabeçada pelo atual presidente Anivaldo Miranda, tendo Wagner Soares Costa, FIEMG, como vice-presidente e Maciel Nunes Oliveira como secretário.

Em agradecimento, o presidente Anivaldo Miranda comemorou a “convergência” manifestada na escolha de sua chapa, sem disputa, o que, segundo ele, faz aumentar a responsabilidade dos escolhidos. “Temos a obrigação de honrar o cargo que vamos ocupar, representando os que nos escolheram e também aqueles que não apresentaram uma segunda chapa e resolveram apoiar a nossa indicação. Aqui não houve vitória nem derrota. A luta é uma só”, disse o presidente.

Numa alusão à Copa do Mundo, que ocorrerá no Brasil em 2014, Miranda destacou os desafios que serão encarados daqui para frente: “Já se disse que em time que está ganhando não se mexe. Posso dizer que esse time vai continuar jogando muito bem. Se o Brasil não ganhar na bola durante a Copa, vamos ganhar nas águas do São Francisco”, disse.

A eleição ocorreu em clima de normalidade democrática e mediante o consenso dos membros. A nova Diretoria Colegiada foi eleita com 47 votos a favor, quase a totalidade do plenário, uma vez que foi computado apenas um voto contrário e uma abstenção.

“Chego aqui com três eixos de responsabilidade. A responsabilidade de ser representante da região do Alto São Francisco, que me indicou. A responsabilidade de representar todos os usuários. E a responsabilidade de apoiar o trabalho que Anivaldo vem realizando, assumindo o compromisso de transformar o comitê num ente que represente a luta pela vida do São Francisco”, observou o vice-presidente Wagner Soares Costa.

O secretário José Maciel Oliveira agradeceu a confiança, manifestou o orgulho de fazer parte do comitê e destacou a presença do representante indígena Uilton Tuxá no CBHSF. “Meu compromisso será em defesa do Velho Chico”, assegurou.

Antes da posse, precedendo o discurso de Anivaldo Miranda, os coordenadores das CCRs se manifestaram sobre a responsabilidade a ser encarada daqui para frente. “Ou o rio vive ou o rio morre. Não há meio termo. Não existe o rio meio vivo ou meio morto”, disse Carlos Eduardo Ribeiro, que foi reconduzido à coordenação da CCR do Baixo.

Novos coordenadores eleitos na Plenária Extraordinária

Durante a XIV Reunião Plenária Extraordinária do CBHSF também foram escolhidos os nomes dos novos coordenadores das quatro Câmaras Consultivas Regionais do Comitê. Após as articulações próprias do processo democrático que rege a gestão do colegiado, foram reeleitos Márcio Pedrosa, para a CCR do Alto; Cláudio Pereira, para a CCR do Médio e Carlos Eduardo Ribeiro, para a CCR do Baixo. Para a CCR do Sudmédio, foi escolhido o índio Manoel Uilton, da tribo Tuxá da Bahia. Os novos coordenadores das câmaras têm o mandato de três anos. Após a eleição, foi realizada a posse.