Belo Horizonte recebe o XV Silubesa

Falta um mês para Belo Horizonte receber o XV Simpósio Luso Brasileiro (Silubesa). De 18 a 22 de março, no Ouro Minas Palace Hotel, diversos atores locais, nacionais e internacionais abordarão importantes temas para o saneamento ambiental. Serão onze Painéis e três Mesas Redondas com os assuntos mais atuais, além da apresentação de cerca de quatrocentos trabalhos, selecionados entre os mais de 800 recebidos pela Abes para avaliação.


Os temas abordados por autoridades e especialistas incluirão informações e visões dos colegas portugueses da Associação Portuguesa de Recursos Hídricos (APRH) e da Associação Portuguesa de Estudos de Saneamento (APESA), parceiras da Abes na realização do evento, que acontece a cada dois anos, alternadamente em ambos os países, com amplas avaliações, discussões e propostas para a melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente.


As discussões contemplarão a gestão de infraestrutura no setor de saneamento e a geração de energia a partir de lodo e biomassa, assuntos polêmicos como os tipos de contratação para o setor e as Parcerias Público Privada (PPP), temas técnicos como eficiência energética, controle de perdas nos sistemas e segurança da água para consumo humano.


Também serão abordados os assuntos sempre vigentes, mas em suas versões mais atuais, como o desenvolvimento de projetos para o setor, a gestão de resíduos sólidos e de recursos hídricos, a regulação do setor de saneamento e o saneamento rural.


Simultaneamente, acontecerá a Feira Expo Silubesa 2012, ótima oportunidade para conhecer as novidades trazidas pelas empresas fornecedoras de produtos, serviços, tecnologias e equipamentos para a engenharia.


O Fundo Editorial da Abes também terá um estande, onde os interessados poderão adquirir todas as publicações. Os associados da Abes-MG não podem perder a oportunidade de participar deste evento, que depois de mais de 20 anos retorna a Belo Horizonte.


A lista dos trabalhos técnicos aprovados já está disponível em: www.abes-dn.org.br e até o final de fevereiro, os autores receberão a confirmação com o dia e horário das apresentações.