A ABES Nacional, com a participação ativa de suas seções estaduais, consolidou contribuições para a consulta pública de revisão do Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab), ano-base 2022. A consulta, promovida pela Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental do Ministério das Cidades, recebeu sugestões até 18 de novembro, com o objetivo de aprimorar as políticas públicas do setor, avançar na universalização dos serviços e melhorar as condições ambientais e de saúde pública no país.
A Seção Minas Gerais estruturou um grupo técnico com profissionais do saneamento para analisar os documentos disponibilizados e organizar os apontamentos encaminhados à ABES Nacional. Coordenado pela engenheira Raissa Vitarelli, o grupo realizou reuniões focadas nos eixos de abastecimento de água, esgotamento sanitário, além dos componentes de limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.
As contribuições de Minas Gerais buscaram qualificar as discussões sobre metas e investimentos propostos, bem como aprimorar a estrutura do documento de planejamento. O grupo destacou que a versão do Plansab ainda precisa avançar em aspectos de integração, reconhecimento de limitações e transparência dos dados. Observou também que o plano carece de maior articulação e harmonização com instrumentos setoriais correlatos, como o Plano Nacional de Resíduos Sólidos (Planares) e o Programa Nacional de Saneamento Rural (PNSR), cuja convergência é fundamental para o alcance efetivo dos objetivos estabelecidos.