VALTER VILELA É ELEITO NOVO PRESIDENTE DO CBH RIO DAS VELHAS

Em reunião plenária realizada nesta quinta-feira (04), o engenheiro sanitarista Valter Vilela foi eleito presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas) para o mandato 2025-2027. A eleição confirmou a vitória da chapa “Comprometimento e Experiência”, que também é composta por Ronald Guerra (vice-presidente), Renato Júnio Constâncio (secretário) e Poliana Valgas (secretária-adjunta). 

Valter Vilela representa a sociedade civil no Comitê, pela ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental). Engenheiro civil formado pela UFMG, com especialização em Engenharia Sanitária e Engenharia Econômica, construiu uma carreira sólida no setor público e na área de saneamento. Atuou na Prefeitura de Belo Horizonte e teve papel de destaque na Copasa (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), onde ocupou cargos como Superintendente de Projetos e Superintendente de Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Também coordenou, nos anos 1990, o Programa de Saneamento Ambiental das Bacias do Arrudas e Onça (Prosam), financiado pelo Banco Mundial.

Com uma trajetória de mais de 25 anos de atuação no CBH Rio das Velhas, Vilela traz na bagagem experiência técnica, histórica participação em processos de planejamento da bacia e compromisso com a gestão descentralizada dos recursos hídricos. “Participei de todas as gestões desde a criação do CBH. É uma caminhada marcada por aprendizados, parcerias e conquistas coletivas. Assumir a presidência é uma continuidade desse compromisso com o Rio das Velhas”, afirma. Ao longo do tempo, Valter exerceu cargos de secretário, vice-presidente, representante dos usuários de água e integrante da diretoria ampliada nesse mandato.

A nova diretoria representa a continuidade da atuação técnica e comprometida de gestões anteriores, com forte presença de membros experientes e atuação em câmaras técnicas e Subcomitês. A pluralidade é vista como elemento essencial para o fortalecimento institucional e democrático do CBH Rio das Velhas.

Entre as principais diretrizes para o próximo período estão:

Conservação e produção de água em consonância com o Protocolo de Intenções pela Segurança Hídrica do Alto Velhas;

Implementação de projetos de saneamento rural e sistemas de esgotamento sanitário;

Recuperação de nascentes urbanas e fundos de vale;

Ampliação do Programa de Pagamento por Serviços Ambientais em parceria com a SEMAD e iniciativa privada;

Fortalecimento do Programa de Biomonitoramento da bacia;

Apoio aos municípios na operacionalização dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSBs);

Revitalização do Ribeirão Arrudas e da Pampulha-Onça, com ênfase na implantação de parques lineares;

Articulação política pela universalização da coleta e tratamento de esgotos na Região Metropolitana de Belo Horizonte;

Monitoramento de ocorrências de cianobactérias e mortandade de peixes, buscando medidas preventivas;

Preservação de cursos d’água de qualidade, com destaque para as sub-bacias dos rios Cipó/Paraúna, Prata, Pardo, Curimataí e a nascente do Rio das Velhas;

Construção de um pacto institucional em torno do Marco Legal do Saneamento e da Meta 2034.

 

“Acreditamos na gestão responsável e participativa da água, com foco em sustentabilidade, uso múltiplo e valorização das pessoas. O futuro do Velhas depende da união de esforços e da coragem para enfrentar os desafios”, reforça Vilela.

 

Saiba mais: 

https://cbhvelhas.org.br/noticias/valter-vilela-assume-a-presidencia-do-cbh-rio-das-velhas-com-amor-pela-bacia-e-esperanca-no-futuro/

https://cbhvelhas.org.br/noticias/cbh-rio-das-velhas-elege-nova-diretoria-compromisso-e-experiencia-para-um-futuro-com-mais-agua-e-vida/