CINTECS 2025: ABES-MG PARTICIPA DE PAINEL SOBRE REGIONALIZAÇÃO DO SANEAMENTO

CINTECS 2025 reúne especialistas em inovação, tecnologia e sustentabilidade na gestão pública

Evento em Montes Claros contou com participação da ABES-MG em painel sobre regionalização do saneamento

O III Congresso de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade para a Gestão Pública (CINTECS 2025) foi realizado nos dias 27 e 28 de agosto, em Montes Claros (MG), reunindo autoridades, especialistas e representantes de instituições públicas e privadas para debater caminhos inovadores para a gestão pública, com foco em inovação, tecnologia e sustentabilidade.

Painel sobre regionalização do saneamento

No dia 28, o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental de Minas Gerais (ABES-MG), Vitor Queiroz, participou do painel “Regionalização do Saneamento: Desafios e Oportunidades”. O debate contou ainda com representantes da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD), da Arsae-MG e da Copasa.

Segundo Queiroz, a presença da ABES-MG está alinhada às discussões da Câmara Temática de Regulação dos Serviços de Saneamento, que acompanha o Projeto de Lei 3.739/2025, atualmente em tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. A proposta estabelece normas relativas aos serviços de saneamento básico e energia no Estado e trata da atuação da Agência Reguladora de Saneamento.

“A ABES-MG tem promovido o debate de forma propositiva, produzindo materiais e notas técnicas para subsidiar a tramitação do projeto”, destacou.

Participação em podcast e articulações regionais

Durante o congresso, Queiroz também foi convidado a participar da gravação de um Podcast, onde apresentou o papel técnico-científico da ABES-MG e comentou os principais pontos abordados no painel sobre saneamento.

Além disso, o presidente da entidade participou de uma reunião com especialistas da região de Montes Claros, na qual discutiu a possibilidade de maior presença da ABES-MG no Norte de Minas. Entre as propostas, estão o apoio técnico aos municípios e a oferta de cursos de formação para profissionais do setor.