DIRETORIA E CONSELHOS DA ABES-MG

 

Os membros da diretoria e conselhos da ABES-MG, eleitos para o mandato 2023/2025, tomaram posse em 4 de setembro de 2023. A cerimônia, realizada no auditório do CREA Minas, em Belo Horizonte, contou com a presença dos principais atores políticos e acadêmicos do saneamento e meio ambiente em Minas Gerais.

Compuseram a mesa solene a Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad), Marília Carvalho de Melo, o presidente da Fundação Estadual de Meio Ambiente (Feam), Renato Teixeira Brandão, o vice-presidente da FIEMG, Marcos Vinícius Rocha Savoi, o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Belo Horizonte, José Reis, representando o prefeito Fuad Noman, o presidente do Sindicato dos Engenheiros de Minas Gerais, Murilo de Campos Valadares, a deputada estadual, Ana Paula Siqueira, a representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), Neli Medeiros, o diretor Guilherme Frasson, representando o presidente da Copasa, Guilherme Augusto Duarte de Faria, o diretor Sudeste da ABES, Nelson Guimarães, representando o presidente Alceu Guérrios, e o coordenador nacional do Programa Jovens Profissionais do Saneamento, Witan Silva.

MARILIA COPASA PBH ANA PAULA NELSON NELI
SENGE FEAM FLAVIA ANDRE WITAN FIEMG

A ex-presidente, Flávia Mourão, que no mandato atual assume a vaga de 1ª tesoureira, agradeceu o apoio recebido durante sua gestão. Flávia destacou os desafios enfrentados pelo setor de saneamento e relembrou a importância de eventos como o 32º CBESA, realizado neste ano em Belo Horizonte, para promover o debate entre os diversos atores do setor. E finalizou desejando ao novo presidente, André Horta, e aos demais membros da diretoria, sucesso na nova gestão.

 MESA

O presidente, André Horta, também ressaltou o sucesso do Congresso e homenageou, tanto a atuação de Flávia Mourão, à frente da organização do evento, bem como a decisão do ex-presidente, Rogério Siqueira, que em 2019, fez um acordo com a diretoria da ABES Nacional para trazer o congresso para Belo Horizonte.

André agradeceu aos colegas de diretoria, em especial a vice-presidente, Alice Libânia, por aceitarem o desafio de dar continuidade ao trabalho na ABES-MG. “Para esse novo ciclo, planejamos uma ABES dinâmica, que continuará a oferecer aos associados um espaço de capacitação, engajamento pelo saneamento ambiental, inovação e network”.

“Continuaremos a buscar a ampliação de nossa atuação e presença como representante da sociedade civil organizada, nos diversos espaços participativos. Além de criar instrumentos que garantam a sustentabilidade econômica da entidade, como os cursos de capacitação de alta qualidade que oferecemos”.

“Pretendemos também incentivar, ainda mais, o Programa JPS, grupo essencial para a ABES e que contribui para preencher uma importante lacuna, que são as atividades voltadas para estudantes e recém-formados”, disse.

“Durante essa gestão, esperamos cumprir a missão de continuar atuando em prol da sustentabilidade do desenvolvimento socioambiental e da universalização dos serviços de saneamento. Permaneceremos em nosso papel de “contribuir para o desenvolvimento do saneamento ambiental e promover atividades técnico científicas, político institucionais e de gestão, para a melhoria da saúde e qualidade de vida das pessoas. Temos credibilidade e boa relação com as entidades correlatas e vamos procurar sempre estreitar os laços existentes e construir novas parcerias”, afirmou.

Tomaram posse na ABES-MG para o mandato 2023/2025:

Presidente: André Amaral Horta

Vice-presidente: Alice Libânia Santana Dias

 

Diretores:

Andréa Pereira Fróes

Carlos Eduardo Tavares de Castro

Eduardo Luiz Rigotto

Pedro Gasparini Barbosa Heller

 

1ª Secretária: Pegge Sayonara Mendes

2ª Secretária: Karine Diniz Soares

 

1ªTesoureira: Flávia Mourão Parreira do Amaral

2ª Tesoureira: Leila Margareth Möller

 

Conselho Consultivo:

Eduardo Coutinho de Paula

José Cláudio Junqueira Ribeiro

José Nelson de Almeida Machado

Maeli Estrela Borges

Maria Do Carmo Varella Bastos

Samir Abud Mauad

 

Conselho Fiscal:

Bárbara Aiala Silva

Cícero Antônio Antunes Catapreta

Maria de Fátima Guimarães Gouvêa

Mônica Bicalho Pinto Rodrigues

Sônia Mara Miranda Knauer

Valter Vilela Cunha

Representante junto ao Conselho Diretor Nacional: Rogério Pena Siqueira

 

Confira a entrevista com o presidente André Horta.

 

 

 

Cássia Miranda