POSSE DA DIRETORIA DA ABES-MG TEM DATA DEFINIDA

A cerimônia de posse dos membros da nova diretoria da ABES-MG já tem data definida. A solenidade será realizada no dia 4 de setembro de 2023, às 19 horas, no auditório do CREA Minas.

Na ocasião, serão empossados para o mandato 2023/2025: Presidente: André Amaral Horta; Vice-presidente: Alice Libânia Santana Dias; Diretores: Andréa Pereira Fróes; Carlos Eduardo Tavares de Castro Eduardo, Luiz Rigotto e Pedro Gasparini Barbosa Heller; 1ª e 2ª Secretárias: Pegge Sayonara Mendes e Karine Diniz Soares; 1ª e 2ª Tesoureiras: Flávia Mourão Parreira do Amaral e Leila Margareth Möller; Conselho Consultivo: Eduardo Coutinho de Paula, José Cláudio Junqueira Ribeiro, José Nelson de Almeida Machado, Maeli Estrela Borges, Maria Do Carmo Varella Bastos, Samir Abud Mauad; Conselho Fiscal: Bárbara Aiala Silva, Cícero Antônio Antunes Catapreta, Maria de Fátima Guimarães Gouvêa, Mônica Bicalho Pinto Rodrigues, Sônia Mara Miranda Knauer, Valter Vilela Cunha. Representante junto ao Conselho Diretor Nacional: Rogério Pena Siqueira.

Confira uma breve entrevista com o presidente André Amaral Horta sobre as expectativas para o mandato.

Como você planeja a sua gestão para os próximos dois anos? Quais são as expectativas?

As expectativas são as melhores possíveis. A ABES-MG vem de uma exitosa organização para o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, que ocorreu em maio deste ano no Expominas e contou com a participação de mais de 7 mil pessoas. Além disso, contamos com um quadro de diretoria de altíssimo gabarito, para que possamos enfrentar os desafios e manter o nível de excelência das gestões anteriores. Para o mandato que se inicia, planejamos uma ABES dinâmica, oferecendo aos membros um espaço de capacitação, de engajamento pelo saneamento ambiental, de inovação e de networking.

No seu ponto de vista, quais são as prioridades para a ABES-MG?

No entendimento da nossa chapa, as prioridades são a ampliação da atuação e presença da ABES: ampliação de oportunidades para atualização profissional, debates sobre desafios e novidades relacionadas ao saneamento e meio ambiente e ampliação da inserção e contribuição da ABES, como representante da sociedade civil organizada, nos diversos colegiados participativos, como conselhos, comitês de bacias, e outros. Além de buscar instrumentos que garantam a sustentabilidade econômica da entidade.

Como você pretende trabalhar a interação com os membros da entidade?

A ABES-MG sempre foi uma instituição muito aberta à interação com os sócios. As Câmaras Temáticas (CT) são uma grande porta de entrada para uma participação mais ativa dos nossos integrantes. É um espaço de aprendizado e discussões técnicas aberto aos associados. Temos diversos temas nas CTs, todas contam profissionais de muita expertise. Vamos incentivar ainda mais o Programa JPS (Jovens Profissionais do Saneamento), pois esse grupo é essencial para a ABES! O JPS contribui com o preenchimento de uma importante lacuna, que é a de atividades voltadas ao público de estudantes e recém-formados.

Como será o relacionamento com as outras entidades?

Nossa Associação sempre teve ótima relação com as entidades correlatas, ademais, estamos sempre abertos a novas parcerias. Nosso posicionamento é sempre embasado tecnicamente, isto nos dá credibilidade e ajuda na interação com as demais instituições da nossa área de interesse. Atuamos em prol da sustentabilidade, do desenvolvimento socioambiental e da universalização dos serviços de saneamento, com qualidade e tarifa acessível. Buscamos sempre construir fortes laços com entidades dos diversos setores: prestadores de serviços de saneamento de diversas naturezas, órgãos de governo, ONGs, universidades, comitês e agências de bacias hidrográficas, dentre outros.

Quais os principais desafios que a ABES Minas enfrenta hoje?

Os nossos principais desafios são aqueles já respondidos no questionamento sobre nossas prioridades. Ressaltamos que o principal pilar da ABES é o quadro de associados, vamos buscar aumentar o número de profissionais, estudantes e empresas vinculados à nossa instituição. Isto é o ponto de partida para uma Associação financeiramente saudável e capaz de cumprir sua missão que é: "Contribuir para o desenvolvimento do saneamento ambiental e promover atividades técnico-científicas, político-institucionais e de gestão para melhoria da saúde e da qualidade de vida das pessoas."

 

 

Cássia Miranda