PERFIL ABES-MG



Confira mais uma entrevista do Projeto “Perfil ABES-MG", que destaca a trajetória de Pegge Sayonara Mendes, engenheira da Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte (SLU/BH) e Coordenadora Adjunta da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES Nacional.

O objetivo do programa é criar um espaço para apresentar o perfil profissional de seus associados permitindo assim, que os colegas possam conhecer um pouco de sua história.

Pegge Mendes Sayonara ABES-MG

Fale sobre sua trajetória acadêmica/profissional

Sou de Janaúba, cidade do norte de Minas Gerais, e mudei para Belo Horizonte para fazer faculdade. Aqui, me formei em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG.

Quando comecei a trabalhar na Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte – SLU/BH, senti a necessidade de me aperfeiçoar na área de saneamento, e por isso fiz especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental pela UFMG e, em Gestão Ambiental Empresarial pelo Instituto de Educação Continuada da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – IEC/PUC.

Na SLU, assumi alguns cargos de Gerente nas áreas de licenciamento e de planejamento e como Chefe de Gabinete, cargo que também exerci quando passei um tempo na Fundação de Parques da Prefeitura de BH.

Atualmente, estou como Coordenadora Adjunta da Câmara Temática de Resíduos Sólidos da ABES Nacional e como Engenheira da SLU/BH exerço diversas atividades relacionadas às atribuições do cargo, com maior dedicação à função de fiscal dos contratos de prestação de serviços de limpeza urbana.

 

Dentre as áreas do saneamento, você escolheu atuar na área de resíduos sólidos. Como ocorreu está escolha?

Costumo dizer que a área de resíduos me escolheu, porque antes de passar no concurso para trabalhar na SLU eu pouco sabia sobre o tema, apesar de na etapa final do curso de graduação eu ter escolhido fazer ênfase em saneamento, o espaço reservado para resíduos era mínimo.

 

Como você conheceu a ABES?

Na SLU, tive o prazer de conhecer a Maeli Estrela Borges, grande ícone na área de resíduos sólidos e, em encontro de boteco, conheci o José Nelson de Almeida Machado, outro grande nome na área de saneamento e a eles agradeço por falarem sobre o trabalho da ABES, me incentivarem a ser associada e me convidarem a fazer parte da direção da Seção Minas Gerais onde, após participar de diversas gestões como conselheira, cheguei a vice-presidente nas gestões da Célia Rennó, outra grande profissional do setor e por quem tenho enorme admiração, e da Mônica Bicalho, nossa guerreira do saneamento rural.

 

Conte um pouco sobre os desafios e as vantagens de atuar no setor público.

Trabalhar no serviço público, especialmente com limpeza urbana, é muito desafiador, pois temos que trabalhar pensando em levar serviço de qualidade e para todos, mas lidando com as limitações financeiras e as burocracias do setor. A tendência do momento é a privatização, através de PPPs, mas sem o servidor público, nunca haverá uma parceria público-privada com equilíbrio, que dê resultado real na universalização dos serviços, com um custo justo para o contribuinte.

 

Como você vê o papel da ABES para o setor e para a sociedade?

A ABES é uma instituição de excelência, com a importante missão de lutar pela universalização do saneamento, que proporciona formação técnica e uma convivência com os melhores profissionais da área de saneamento e meio ambiente do Brasil e do mundo. Na Câmara Temática de Resíduos da ABES Nacional é possível saber mais sobre a atual realidade de todo o Brasil e isso nos leva a discutir e propor políticas públicas para a área de resíduos sólidos com mais propriedade.

 

Quais são suas expectativas para o congresso da ABES?

Os Congressos da ABES são sempre momentos de aprender e trocar experiência com os melhores profissionais do setor, e ter o Congresso no meu Estado, na cidade que adotei, acompanhando o cuidado da Direção da ABES Nacional e da equipe de Minas Gerais na escolha dos temas e dos convidados, me faz acreditar que esse Congresso irá superar todas as expectativas.

Já participei de muitos congressos, inclusive da última vez que foi  realizado em BH, mas desta vez creio que poderemos estar em outro patamar, visto que o saneamento mudou muito de lá para cá. Espero ver o melhor em termos de tecnologias e de serviços públicos, além de saber que teremos o melhor congresso no tema que mais domino que é resíduos sólidos.

 

Conte um pouco sobre sua vida pessoal.

No dia a dia, sou bastante caseira, gostando de curtir minha casa, usando o tempo livre para assistir filmes e ler, mas não recuso um convite para sair com os amigos, especialmente se for para conhecer um bar ou restaurante novo, o que em BH temos com fartura.

Mas viajar é o meu programa favorito. Por isso, quando não é possível fazer viagens longas, eu e meu marido sempre procuramos conhecer lugares próximos de BH, que oferecem enormes possibilidades, desde conhecer pessoas incríveis, novas paisagens, lindas cachoeiras e uma comida deliciosa.