PERFIL ABES-MG

MARIANA MATIAS MATTOS

Perfil ABES-MG - Mariana Matias Mattos - Coordenadora do JPS/ABES em Juiz de Fora



Fale sobre sua trajetória acadêmica/profissional

Sou engenheira Sanitarista e Ambiental pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mestranda em Engenharia Ambiental na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), com linha pesquisa em Recursos Hídricos e Técnica em Edificações pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais.

Como você conheceu a ABES

Meu primeiro contato com a ABES foi através do 30° Congresso de Engenharia Sanitária e Ambiental que ocorreu em Natal – RN, congresso que apresentei o trabalho de título: Estudo comparativo da correlação entre indicadores sociais, de saúde pública, de saneamento básico e de disponibilidade hídrica no brasil entre 2000 e 2010. Atualmente, além de coordenadora do JPS de Juiz de Fora, represento a ABES no Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Pomba e Muriaé.

E como se tornou coordenadora do JPS-JF

Durante o congresso da ABES em Natal – RN, participei de uma atividade do JPS, me interessei pelo programa e procurei o coordenador de Minas Gerais na época, que era o Witan Silva, atual coordenador Nacional. Através disso, organizamos um grupo de pessoas interessadas em Juiz de Fora e demos início as atividades em setembro de 2019.

Quais são as perspectivas e atividades do JPS-JF para 2023

Será realizado uma reunião em janeiro de 2023, para fechamento das atividades ao decorrer do ano. No entanto, estimamos a realização de treinamentos para funcionários de uma empresa privada, sobre educação ambiental. Lançamento da primeira edição do e-book sobre o sistema MTR em Minas Gerais e participação em eventos do município relacionados com meio ambiente.

Qual a sua expectativa para o Congresso da ABES

Primeiramente, fico muito feliz de sabe que o congresso será em terras mineiras. Espero conhecer as novas tecnologias presente no mercado relacionadas com saneamento básico, realizar network com o segmento público, privado e o terceiro setor. Além de acreditar que este ano teremos a melhor olimpíadas do JPS.

Como é o dia a dia da Mariana

Tenho uma rotina um pouco agitada, onde tenho que conciliar o mestrado, o trabalho, a atividade física e a espiritualidade. Pela manhã me dedico a reflexão, em seguida ao mestrado, a tarde ao trabalho e a noite a atividade física e as demais atividades extracurriculares. Gosto de viajar para descansar a mente e ter novas experiências e conhecer novos restaurantes e bares. Além disso, gosto bastante de escutar músicas que vão do reggae ao pagode.

Mariana Matias Mattos