MINERAÇÃO NA SERRA DO CURRAL

Em reunião iniciada na manhã do dia 29 de abril e encerrada apenas na madrugada do dia 30, foi concedida pela Câmara de Atividades Minerárias (CMI) do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Copam), com 8 votos favoráveis, a licença de instalação para a empresa Taquaril Mineração S.A. (Tamisa) para atividade de mineração na Serra do Curral.

A ABES-MG, representada pelo associado Valter Vilela, é um dos membros da CMI e protagonizou um dos quatro votos contrários à concessão da licença, considerando riscos para o abastecimento de água de parte de BH e da região metropolitana, danos ambientais pela supressão de mata atlântica, riscos ao monumento natural constituído pela Serra do Curral, riscos à população circunvizinha e a manifestação contrária pelos Conselhos Consultivos dos Parques Estaduais da Baleia e do Rola Moça.

Desde então, intensificaram-se as manifestações em defesa da Serra do Curral e contrárias à mineração no local.

No dia 17 de maio, a presidente Flávia Mourão Parreira do Amaral participou de audiência pública promovida conjuntamente pelas comissões de Legislação Participativa e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados sobre os impactos da mineração na Serra do Curral (MG).

"Somos a favor da mineração sustentável, mas existem lugares em que não há mais como desenvolver a mineração. A Serra do Curral, por sua importância cultural, ambiental, paisagística e dos núcleos urbanos do entorno, não é o local apropriado para a mineração", ressaltou.

Um dos autores do requerimento da audiência, o deputado Rogério Correia (PT/MG) informou que apresentaria recurso administrativo ao Copam, solicitando a revisão do procedimento que concedeu a licença. Além disso, foi apresentado um projeto pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) prevendo a criação do Parque Nacional Serra do Curral (PL 1125/22).

Leia mais sobre o assunto:

Copam aprova mineração na Serra do Curral

Entrevista com a presidente Flávia Mourão no Programa Estado das Coisas

Confira a matéria do Jornal O Tempo com o posicionamento do conselheiro Valter Vilela

Jornal Estado de Minas - Serra do Curral: ANM diz que licenciamento ocorreu conforme legislação

Agência Câmara - Deputados pedem cancelamento de licença para mineração na Serra do Curral, em BH

Agência Câmara - Projeto cria Parque Nacional Serra do Curral em Minas Gerais

 

Cássia Miranda