POSICIONAMENTO DA ABES-MG NA VOTAÇÃO COPAM GANHA DESTAQUE NA MÍDIA
O posicionamento da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-MG) tem recebido destaque na mídia.
Desde o dia 30 de abril, quando o Conselho de Política Ambiental (Copam), concedeu o aval para a empresa Tamisa S.A. minerar na Serra do Curral, a ABES-MG tem falado sobre o assunto.
Após ser aprovado por 8 votos favoráveis e 4 contrários, o resultado tem sido questionado por diversos setores da sociedade, principalmente, quanto a isonomia do processo de análise de viabilidade do empreendimento.
De acordo com presidente da ABES-MG, Flávia Mourão Parreira do Amaral, e com o representante junto à Câmara de Atividades Minerárias (CMI/Copam), Valter Vilela, que votou contra a aprovação do projeto, independentemente de ter cumprido os ritos legais, o empreendimento não atende aos interesses da sociedade e trará graves impactos como:
1) Risco ao abastecimento de Belo Horizonte e Região Metropolitana, caso a adutora do Taquaril seja afetada pelas vibrações; mesmo que haja o compromisso com a sua recuperação haverá um grande interstício no sistema de abastecimento;
2) Danos ambientais irreversíveis à fauna e flora, devido à grande supressão de Mata Atlântica;
3) Risco de dano ao monumento natural constituído pela Serra do Curral (não basta preservar a silhueta vista por BH, é preciso preservar todo o maciço)
4) Danos imediatos à população circunvizinha, especialmente de Sabará e Belo Horizonte (região do Taquaril), envolvendo acidentes pelo transporte dos resíduos, poeira e riscos decorrentes das explosões e vibrações; esses municípios não se manifestaram por não terem sido incluídos na área diretamente afetada, já que o solo minerado estará em Nova Lima.
Confira a entrevista com Flávia Mourão no Programa Estado das Coisas.
Confira a matéria do Jornal O Tempo com o posicionamento do conselheiro Valter Vilela.
QUALIDADE EM OBRAS DE SANEAMENTOINSCRIÇÕES ABERTAS PARA PALESTRA ONLINE GRATUITAContinuar lendo
GESTÃO DE RESÍDUOS DOS SERVIÇOS DE SAÚDEINSCRIÇÕES ABERTAS PARA CURSO ONLINE EM JUNHHO 2026Continuar lendo
ABES-MG E ARISB DEBATEM IMPACTOS DA REGIONALIZAÇÃO DO SANEAMENTO Continuar lendo