SANEAMENTO EM COMUNIDADES ISOLADAS

A ABES marcou presença no debate promovido pela Associação dos Profissionais Universitários da Sabesp(APU), sobre a gestão compartilhada do saneamento em comunidades isoladas.

A coordenadora da Câmara Temática de Saneamento Rural da ABES, e ex-presidente da Seção Minas Gerais, Mônica Bicalho, participou de debate, realizado de forma online, em 9 de fevereiro.

o evento foi proposto pela Associação dos Profissionais Universitários APU/SABESP, em parceria com o G9, grupo de 9 mulheres especialistas em saneamento e qualidade de vida, responsáveis pelo projeto piloto de universalização do saneamento na região do Vale do Ribeira/SP, em cinco comunidades quilombolas no município de Eldorado.

MONICA BICALHO

Na oportunidade, Mônica Bicalho contextualizou o saneamento nacional, abordando a gestão do saneamento rural como o maior desafio do setor.

Ela ressaltou o que está em torno da antiga discussão sobre o conceito de rural, para a qual não existe uma definição universal. “Isso implica em dificultadores, como o futuro do planejamento de ações dentro das políticas públicas de saneamento”.

Mônica também mostrou alguns mitos que envolvem o saneamento rural, e contou sobre os programas desenvolvidos no País, desafios e dificuldades para implementação dos serviços de saneamento em áreas rurais. “As dificuldades têm sido minimizadas e vencidas, em grande parte, com as soluções da gestão comunitária Sisar (Sistema Integrado de Saneamento Rural)”, afirmou.

Confira a matéria no site da ABES Nacional.

Clique aqui e assista agora.

16/02/2022