PRÊMIO JOVEM DA ÁGUA DE ESTOCOLMO

Final Nacional do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo

 PREMIO JOVEM DA ÁGUA DE ESTOLCOMO

Realização: Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - ABES e programa Jovens Profissionais do Saneamento da entidade - JPS.

Apresentação: Álvaro Diogo Teixeira, coordenador nacional do JPS

Os cinco alunos finalistas apresentarão seus projetos inovadores em prol do desenvolvimento sustentável.

Os trabalhos serão avaliados por uma comissão julgadora, composta por oito jurados com destacada atuação nas áreas de recursos hídricos, meio ambiente, comunicação e desenvolvimento (veja os nomes abaixo). Eles elegerão o grande vencedor da etapa brasileira.

Confira os trabalhos selecionados:

Marcos Vinícius Caetano e Victória Cavalcante Sousa, com o trabalho: "Desenvolvimento de micropartículas magnéticas associadas à quitosana reticulada para recuperação de íons Ni2 + de efluentes industriais". O projeto apresenta uma solução para a recuperação de Níquel no processo de descarte de efluentes industriais. A ideia de fazer essa recuperação foi pensanda devido a evolução da extração desse metal da natureza, por conta da alta produção de veículos elétricos para os próximos anos. O trabalho visa a qualidade dos efluentes lançados na natureza e a conservação do meio ambiente.

 

Kauany Melissa Neves da Silva e Gabriela Beatriz Lima Santos, com o trabalho: "Tratamento de Água de Baixo custo para comunidades tradicionais", que apresenta uma solução para o acesso à água potável para áreas que sofrem com ausência de saneamento básico. A proposta é simples e inclusiva, fazendo com que comunidades mais carentes tenham água limpa e de boa qualidade para consumo, utilizando materiais existentes na própria localidade e com recurso de energia renovável (energia solar) o que faz o processo ser de baixo custo. Trabalho que visa a qualidade de vida e a saúde pública.

 

Rafaela Marques Celestino e Tassiany Schatz da Silva, com o trabalho "Redução da toxidade de efluentes de curtumes até às condições de água potável", que apresenta uma solução para o tratamento de água efluente dos processos de produção de peles e couro conhecidos por curtume. A ideia é que o tratamento seja eficiente e econômico. Para o processo foi testado o uso de escamas de tilápias para a descontaminação e tratamento dos efluentes tóxicos oriundos do curtume. Trabalho que visa qualidade das águas e a preservação ambiental.

 

Letícia Ribeiro Bernardes Casado, com o trabalho "Avaliação fitotoxicológica dos sedimentos de reservatório Rio Grande pertencente ao Complexo Billings, São Paulo -SP", que avalia se há alguma reação tóxica que prejudica o crescimento de sementes de pepino e mostarda em amostras de água coletada no reservatório Rio Grande do complexo Billings. Destaque para a importância do monitoramento na construção de dados para tomada de decisão pelos órgãos competentes. Trabalho que visa a qualidade das águas e a preservação ambiental.

 

Daniel Victor Santos Silva e Iago Martins Felipe, com o trabalho "Atividade biofloculante da pectina extraída da casca da laranja -pera (Citrus sinensis (L.) Osbeck para tratamento de Efluentes líquidos", que buscou apresentar uma alternativa no processo de tratamento de água em estações de tratamento. A alternativa foi estudada com o uso de pectina extraída da casca da laranja-pera, onde os resultados foram positivos no processo de floculação e geração de subprodutos biodegradáveis. Trabalho que visa qualidade das águas e preservação ambiental.

 

Parabéns aos finalistas!

Veja abaixo os jurados desta edição:

Dawn Fleming (Waterlution)

Edgard Gouveia Jr (Primavera X)

Josivan Cardoso Moreno (ABES)

Manuella Curti de Souza (Europa Purificadores)

Mario Ramacciotti (Xylem)

Monica Ferreira do Amaral Porto (USP/SABESP)

Thomas Ribeiro de Aquino Ficarelli (JPS)

Paulo Hilario Nascimento Saldiva (Faculdade de Medicina da USP)

Outras informações aqui