ATO PELA UNIVERSALIZAÇÃO DO SANEAMENTO

A ABES realizou, em 11 de novembro, o Dia Nacional pela Universalização do Saneamento. O objetivo e conseguir melhorias do Projeto de Lei 3261/2019, que deve entrar em votação no Plenário da Câmara ainda esse mês.

Promovida pela ABES (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), juntamente com a AESBE (Associação Brasileira das Empresas Estaduais de Saneamento), a Assemae (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento) e outras entidades locais, a iniciativa mobilizou profissionais do setor do saneamento em 11 capitais brasileiras.

Foram realizados eventos e atos em São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Bahia, Rio Grande do Norte, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraíba e Pará. Os presidentes da seções estaduais apresentaram o posicionamento da ABES e leram o Manifesto pela universalização do saneamento.

Em Belo Horizonte, além dos associados da seção mineira da ABES, participaram do ato nacional representantes da Associação Mineira de Municípios (AMM), do CREA-MG, e dos deputados Beatriz Cerqueira (estadual) e Rogério Correia (federal). O Presidente da ABES-MG, Rogério Siqueira leu a Carta Manifesto pela universalização do saneamento e abriu a palavra para a participação de todos.

Ato nacional da ABES pela universalização do saneamento

O coordenador do Departamento de Meio Ambiente da AMM, Licínio Xavier, convidou Rogério Siqueira para reunir-se com o presidente da AMM, Julvan Lacerda, a fim de sensibilizá-lo sobre as mudanças que afetam a autonomia dos municípios, e assim, trabalhar a divulgação para os demais prefeitos. “Construímos uma aproximação com a AMM”, ressalta o presidente da ABES-MG.