HIDRÔMETRO GARANTE ÁGUA A INADIMPLENTES



O Engenheiro Sanitarista, associado da ABES-MG e ex-Diretor Técnico e de Expansão da Copasa, Alex Moura de Souza Aguiar, publicou recentemente uma nota técnica sobre a “Política Alternativa ao Corte de Água de Usuários Inadimplentes com Emprego de Hidrômetro Controlador de Volume”.

O estudo avaliou o projeto piloto conduzido pela Copasa e pela Agência Reguladoras dos Serviços de Água e Esgoto de Minas Gerais (Arsae-MG) que visa avaliar o resultado da adoção de uma política alternativa ao corte de água de usuários residenciais em situação de inadimplência.

Hidrômetro controlador de volume

Essa política alternativa consiste no fornecimento gratuito de um volume mínimo diário, à taxa de 20 L/hab. dia, pelo período em que o usuário necessitar para quitar seu débito. Esse fornecimento se dá de forma segura mediante o emprego do Hidrômetro Controlador de Volume (HCV), desenvolvido pela COPASA para esse objetivo.

O projeto piloto foi conduzido na cidade de São Joaquim de Bicas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, abrangendo 1.056 economias residências em situação de inadimplência. A adoção dessa política incentivou 84% dessas residências a quitar seus débitos, em um prazo médio de onze dias.

Acesse o estudo completo aqui.

 

Notícias