REPRESENTANTES DA ABES VISITAM OBRAS

A convite de Rogério Siqueira, os presidentes das Seções da ABES - Maranhão, Jorge Athayde, de Pernambuco, Sérgio Santos, de Sergipe, José Nunes, e a Diretora do Mato Grosso, Denise Duarte - visitaram, juntamente com representantes da ABES-MG, os locais onde estão sendo construídos os novos distritos de Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, em Mariana/MG.

ABES SEÇOES SERGIPE, PERNAMBUCO, MARANHÃO E MATO GROSSO

Da esquerda para a direita, José Nunes, ABES Sergipe, Jorge Athayde, ABES Maranhão, Sergio Santos, ABES Pernambuco e Denise Duarte, ABES Mato Grosso.

A visita, realizada em 3 de abril, faz parte do programa de mobilização da Fundação Renova para tentar vencer a desconfiança em relação ao trabalho que vem sendo desenvolvido na reparação, recuperação e reconstrução das áreas afetadas pelo impacto do rompimento da barragem de Fundão, ocorrido em 5 de novembro de 2015.

O maior desastre socioambiental do país no setor de mineração, lançou cerca de 45 milhões de metros cúbicos de rejeitos no meio ambiente. Os poluentes ultrapassaram a barragem de Santarém, percorrendo 55 km no rio Gualaxo do Norte até o rio do Carmo, e outros 22 km até o rio Doce.

Paracatu de Baixo Mariana Desastre Samarco
A onda de rejeitos, composta principalmente por óxido de ferro e sílica, soterrou o subdistrito de Bento Rodrigues e deixou um rastro de destruição até o litoral do Espírito Santo, percorrendo 663,2 km de cursos d'água.

No local onde serão erguidas as moradias da nova Bento Rodrigues, as obras de terraplanagem estão bastante avançadas. Também estão sendo implantadas a infraestrutura de energia, água, esgoto, drenagem e arruamento. Após a conclusão e entrega dessa etapa, prevista para março de 2020, terá início a edificação das áreas coletivas (centro comercial, escola, posto médico), a demarcação dos lotes e a construção das casas.

Nova Bento Rodrigues MarianaA expectativa de Guilherme Tavares, engenheiro associado da ABES-MG, que atua nos projetos de água e esgoto dos distritos de Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo e Barra Longa, é que a recuperação seja bem-sucedida. “Estamos confiantes de que esse trabalho de reparação trará muitas melhorias para toda a Bacia do Rio Doce. Serão 39 municípios atendidos por rede de esgoto e destinação correta dos resíduos sólidos. Acredito que em 2023, quando for realizado o 32º Congresso Nacional da ABES, em Minas Gerais, possamos apresentar esse estudo de caso virtuoso”, afirmou.

Participaram da experiência, denominada pela Fundação Renova de “Vimver”, os representantes do JPS/MG, André Horta, Ana Stela Takaesu e Larissa Marques, além dos membros Eduardo Rigotto, Flávia Mourão, José Antônio da Cunha Melo, José Nelson Machado, Maria do Carmo Varella, Pegge Sayonara, Rômulo Resende e Ronaldo Vasconcellos.

Representantes da ABES visitam Bento Rodrigues

 CONFIRA OUTRAS FOTOS DA VISITA