GESTÃO DE PERDAS E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA

Os integrantes da Câmara Temática de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES-MG decidiram pela realização do 6º Seminário Nacional de Gestão de Perdas de Água, em Belo Horizonte/MG. A decisão foi tomada durante reunião realizada em 21 de fevereiro de 2019.

O coordenador, Alexsandro Barral, apresentou a proposta do evento, sugerida pela Câmara Nacional de Gestão de Perdas e Eficiência Energética da ABES. Segundo ele, a Seção Minas Gerais foi indicada tanto pelo fato de as edições serem itinerantes, quanto por ser a câmara criada mais recentemente.

Definida a realização, os membros elegeram uma comissão organizadora, que será coordenada por Rodrigo Polizzi e apoiada por Rodrigo Varela, Wellignton Jorge, Eduardo Raso, Alexsandro Barral e Cássia Miranda.

Em primeiro de fevereiro, uma videoconferência entre os membros das Câmaras, Nacional e Mineira, traçou as primeiras diretrizes para o evento.

Em 28 de fevereiro, outra reunião por videoconferência iniciou a definição dos temas que serão abordados durante o seminário, que ocorrerá nos dias 22 e 23 de outubro de 2019, no auditório da Copasa (Rua Mar de Espanha 525, Bairro Santo Antônio, Belo Horizonte).

A Comissão sugeriu os seguintes temas a serem abordados: Medidores ultrassônicos para grandes consumidores (experiência COPASA); Uso de algoritmo para substituição de hidrômetros (SAAE Itabira); Utilização de hidrômetros que limitam a vazão a usuários inadimplentes (COPASA); Perdas aparentes; Contratos de performance; Regulação; Inovações em pesquisa de vazamentos (SANEPAR); Micro geração de energia com redução de pressões (Higra); Gestão de informações operacionais com inteligência artificial; e extravasamento de reservatórios.

A Comissão volta a se reunir, em 28 de março, para definir os palestrantes e os assuntos que serão abordados por eles.

Em breve mais informações.

Câmara Temática de Gestão de Perdas da ABES-MG

 

ABES apoia: Curso de Extensão em Gestão Eficiente de Recursos Hídricos na Indústria tem aula inaugural dias 12 e 13 de março