REALIZAÇÕES DA ABES-MG EM 2018

Caros amigos associados,

Embora 2018 tenha sido um ano de grandes desafios para o saneamento ambiental em Minas Gerais e no país, a ABES-MG consolidou importantes ações e encerra suas atividades com otimismo, compartilhando o resultado de seus esforços.

Em 2018, promovemos e participamos de discussões de grande relevância para o saneamento, intensificando nossa atuação junto aos conselhos e comitês de bacias hidrográficas. Sempre levando o posicionamento técnico da ABES em relação a temas atuais, como a revisão do Marco Legal do Saneamento, o contingenciamento dos recursos da cobrança pelo uso da água no Estado, a revisão da Resolução Conama 375/2006, que regulamenta o uso de lodo de esgoto em solos, a redução de perdas nos sistemas de abastecimento de água, a melhoria nos processos de gestão dos resíduos sólidos, dentre outros.

Em março, participamos do 8º Fórum Mundial da Água”, realizado em Brasília e, anteriormente, do evento preparativo para o Fórum, promovido em Minas Gerais pela Casa Civil. Em maio, uma parceria com a Agência Reguladora dos Serviços de Água e Esgoto de Minas Gerais (ARSAE-MG), resultou na realização do “I Seminário de Regulação e Gestão de Perdas”. Assim como, em parceria com o INCT ETEs Sustentáveis da UFMG, realizamos, no mesmo mês, o “I Seminário Internacional de Uso de Lodo de Esgoto em Solos. Evento que culminou na proposta apresenta pela ABES junto ao CONAMA para a revisão da resolução que regulamenta a prática.

Para alertar a sociedade sobre o risco de desestruturação do saneamento no país, a ABES-MG promoveu, em junho, juntamente com outras entidades do setor, o Ato Nacional de repúdio à Medida Provisória 844, conhecida como MP do Saneamento. Estivemos em Foz do Iguaçu/PR no XIV Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental (Sibesa), e realizamos, em parceria com a Escola Dom Helder, o “Seminário Regulação dos Serviços de Coleta e Destinação Final dos Resíduos Sólidos Urbanos”.

Em setembro, fomos a Cuiabá/Mato Grosso, participar do XIII Seminário Nacional de Resíduos Sólidos, onde pleiteamos e conseguimos trazer para Belo Horizonte a próxima edição do evento, agendada para 2020.

Em novembro, realizamos em parceria com a Escola Dom Helder e o apoio da Feam, Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte, Sindilurb e Abrampa, o “Seminário Logística Reversa”. Estivemos ainda em Itabirito participando do 7º Congresso Mineiro dos Serviços Municipais de Saneamento Básico, e no Rio de Janeiro, para o evento internacional Rio Water Week.

Em 2018, consolidamos a criação da segunda câmara técnica da ABES-MG. A nova Câmara Técnica de Gestão de Perdas e Eficiência Energética, juntamente com a Câmara Técnica de Resíduos Sólidos, são fundamentais para a discussão de temas, estudos e propostas que ofereçam soluções inovadoras, tanto para as perdas de água nos sistemas de abastecimento, quanto para a efetiva gestão dos resíduos sólidos no Estado.

A expertise dos associados da ABES-MG também contribuiu em diferentes frentes de capacitação relacionadas ao abastecimento de água, esgotamento sanitário e gestão dos resíduos sólidos. Promovemos palestras, seminários e cursos como: “Noções de Saneamento Básico”, “Introdução ao Software EPANET”, “Saneamento Básico e Saúde Pública”, e o “I Seminário Interno de Representantes da ABES-MG junto aos Conselhos e Comitês de Bacias – Vamos Conversar?”, realizado em abril.

Vale destacar ainda, a atuação dos Jovens Profissionais do Saneamento (JPS/MG), que ao longo de 2018, promoveram diversas atividades de educação ambiental, levando o nome da ABES a outros estudantes.

Outra ação de resultado positivo em 2018 foi a reformulação do site da ABES-MG, que viabilizou parcerias com a estabelecida com a ENOPS para anúncio no site, e com a PUC Minas para divulgação de cursos e eventos nos respectivos sites, além de descontos para os associados da ABES nos cursos de graduação e pós-graduação. Da mesma forma, a criação de um grupo de WhatsApp tornou mais rápida e eficiente a troca de informações sobre as atividades dos representantes junto aos conselhos e comitês de bacia.

Todas essas realizações de 2018 só foram possíveis graças à sua participação, aos nossos parceiros e patrocinadores, e à dedicação e engajamento de dezenas de voluntários. O caminho para cumprirmos o que foi proposto em nossa diretriz de trabalho está sendo trilhado. Nossa meta é atrair recursos para a entidade e trabalhar atentos às questões ambientais e às mudanças climáticas, oferecendo a contribuição dos nossos técnicos para garantir o uso racional da água e do solo, a preservação das florestas e a biodiversidade.

Em 2019, ao completar 53 anos de existência, a ABES continuará forte e unida trabalhando pelo Saneamento Ambiental. Já estão no calendário de atividades a participação no 30º Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, em Natal/RN, a realização de novos cursos de formação, a preparação do I Simpósio Internacional de Gestão de Resíduos Orgânicos Urbanos (SIGROU), previsto para o primeiro semestre de 2019 e a definição do grupo organizador responsável pelo planejamento do XIV Seminário Nacional de Resíduos Sólidos, a ser realizado em Belo Horizonte, no primeiro semestre de 2020.

Não nos falta competência nos quadros da ABES e faremos nosso melhor para alcançar saúde e saneamento para todos em 2019. Contamos com você nessa jornada. Meu agradecimento a todos que fizeram parte desta história. Feliz Natal e um Excelente Ano Novo a todos!

Rogério Pena Siqueira - Presidente da ABES Seção Minas Gerais