A Rio Water Week pelo olhar de um Jovem Profissional

 

“Ao final do evento, um sentimento, ou melhor, uma inquietação surgiu despertando um desejo ainda mais forte de unir esforços pelo avanço no saneamento e pela melhoria da qualidade de vida das pessoas” 

Participar da Rio Water Week foi uma oportunidade singular de ver, ouvir, ampliar e construir perspectivas e ideias a respeito do saneamento. Durante o evento, os painéis e sessões foram muito bem construídos, de forma que os cases internacionais se contrapunham com problemáticas reais que enfrentamos aqui no Brasil. 

Aspectos como: crise hídrica, perdas de água nas redes de abastecimento, regularização de redes em comunidades com vulnerabilidade social, possíveis fontes de financiamento para a universalização do saneamento e medidas regulatórias eficientes, foram esboçados e discutidos de uma forma fluída e inteligente.

A Rio Water Week surpreendeu, porque tratou os assuntos de modo prático, aplicável e principalmente palatável à realidade brasileira. Cabe destacar, ainda, que além da excelência técnica, ficou evidente a preocupação dos organizadores em criar um espaço de debate equitativo, respeitando a diversidade e primando pela variabilidade cultural, regional, racial e de gênero.A Rio Water Week representou um marco para o setor e mostrou o caminho dos debates, direcionando ações em prol do atingimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Ao final do evento, um sentimento, ou melhor, uma inquietação surgiu despertando um desejo ainda mais forte de unir esforços pelo avanço no saneamento e pela melhoria da qualidade de vida das pessoas.

O encontro com outros Jovens Profissionais do Saneamento, durante a RWW, possibilitou uma troca muito rica de informações e a compreensão mais clara dos diversos cenários e realidades regionais.

Esse encontro promoveu ainda mais a consolidação de uma rede e da certeza de que um movimento jovem em prol do saneamento vem crescendo e irá promover ações e o dialogo necessário para avançarmos rumo à universalização do saneamento no Brasil.

ABES-DN

10-12-2018