INTRODUÇÃO AO SOFTWARE EPANET

A ABES-MG realizou mais uma edição do Curso Introdução ao Software EPANET, nos dias 11 e 12 de abril. A turma de 18 alunos, formada por engenheiros e técnicos que desenvolvem trabalhos em operação, manutenção, projetos e planejamento de investimentos em sistemas de abastecimento de água, foi instruída pelo engenheiro civil e especialista em geoprocessamento, Frederico Luciano Santos.

Os alunos puderam adquirir uma visão abrangente sobre os principais conceitos da modelagem hidráulica através do uso de ferramentas computacionais.

Além de conhecer as funcionalidades do programa EPANET para a modelagem hidráulica das redes de transporte e distribuição de água; como alimentar os dados corretamente no programa; os elementos das redes de transporte e distribuição de água e a cartografia disponível; as demandas de água que terão os diferentes pontos de consumo; e a desenvolver a capacidade de analisar, com EPANET, os modelos de redes de transporte e distribuição de água, depurando os erros e obtendo resultados numéricos a respeito do comportamento da rede.