ABES-MG cria Câmara Técnica de Gestão de Perdas

Durante a reunião de diretoria e conselhos da ABES-MG, realizada em 13 de março, o presidente, Rogério Siqueira, anunciou que a entidade deu início às discussões para criação da Câmara Técnica de Gestão de Perdas da ABES-MG.

Segundo ele, esse é um tema do momento que implica diretamente nos custos da produtividade. “Quem paga a conta das perdas é a população e o meio ambiente. A Câmara Técnica pretende levantar essa questão e discutir modelos de gestão que possam trazer resultados efetivos para o combate às perdas de água”, defendeu.

De acordo com o Sistema Nacional de Informações Sobre Saneamento (SNIS), em 2015, 36,7% da água tratada no país se perdeu por causa de vazamentos nas tubulações, ligações clandestinas e erros de medição.

Rogério pediu aos membros presentes que estendam o convite a todos os associados da ABES-MG interessados em contribuir com a Câmara Técnica de Gestão de Perdas, que será coordenada pelo associado Alexsandro Baral, especialista no assunto, que atua como Gerente de Unidade de Negócios de Engenharia na Enops Engenharia S/A.

Informaremos em breve a data da primeira reunião.