ABES-MG firma Termo de Parceria com a Renova

A Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-MG) assinou com a Fundação Renova um Termo de Cooperação Técnica. A formalização da parceria foi celebrada em primeiro de novembro de 2017, na Sede da Fundação. O acordo visa simplificar o processo de contratação de suporte técnico científico para os diversos projetos de saneamento ambiental, desenvolvidos nas áreas impactadas pelo rompimento da barragem de Fundão. Através da expertise de seus associados, a ABES-MG vai poder contribuir em diversas frentes de capacitação e oferta de suporte técnico aos projetos de recuperação que estão sendo implementados, principalmente aqueles relacionados à abastecimento de água, esgotamento sanitário e resíduos sólidos.

A Diretora de Desenvolvimento Institucional da Fundação Renova, Andrea Azevedo, recebeu o presidente da ABES-MG, Rogério Siqueira, e os membros da diretoria, Flávia Mourão, Rodrigo Varela, Rodrigo Polizzi e Samir Abud Mauad. Também participaram da reunião Yone Melo, líder de Programas de uso da Água, Clarisse Strauss, coordenadora do Programa de Saneamento e Alex Castro, líder de Engenharia da Fundação Renova.

Após as apresentações, Andrea Azevedo falou sobre a missão e os desafios da Fundação Renova para promover a recuperação das áreas afetadas pelo rompimento da barragem de rejeitos da Samarco em Mariana. Em seguida, destacou a importância de parcerias como a que se celebra com a ABES-MG. “Temos o desafio de elaborar e viabilizar a execução dos planos, programas e projetos aprovados, adotando todas as ações necessárias à sua implantação. Para isso, a Renova prioriza parcerias com entidades que estejam atuando de alguma forma com a conservação e preservação ambiental. Agradeço a confiança da ABES em ser nossa parceira.”

O presidente da ABES-MG também agradeceu a confiança e destacou que o foco da entidade é a universalização do saneamento e que todo o posicionamento em relação aos projetos será sempre uma contribuição técnica e nunca ideológica. “Estamos à disposição da Renova para oferecer toda expertise do nosso quadro de profissionais, que certamente é um dos melhores do saneamento no país”, destacou.

Rogério Siqueira relembrou as primeiras conversas que teve com o Diretor Executivo da Fundação Renova, Roberto WaacK, e que resultaram na parceria que se celebra. “Pensando na contribuição que a ABES poderia dar, no sentido de garantir a sustentabilidade dos projetos de saneamento desenvolvidos na Bacia do Rio Doce, expliquei ao Waack que o maior legado que a Fundação Renova pode deixar, para além das obras de infraestrutura, é a garantia de que as tecnologias adotadas, a qualificação da mão de obra e a viabilidade econômica sejam asseguradas”, explicou.

Andrea Azevedo destacou que é interesse da Fundação Renova garantir a sustentabilidade dos projetos e que conta com o apoio da ABES-MG, principalmente no processo de qualificação de pessoas em todos os municípios onde serão entregues obras de saneamento. “Esse suporte técnico é fundamental para garantir a sustentabilidade”, finalizou.