JPS promove debate sobre PRECEND

 No dia 28 de junho os Jovens Profissionais do Saneamento (JPS) realizaram, na sede da ABES-MG, uma palestra sobre o PRECEND.

Tendo em vista que muitos estudantes da Engenharia Ambiental e outras áreas, assim como a sociedade civil no geral, desconhecem o termo "PRECEND", o Programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS-MG), através da nova vertente do Programa Capacitar, viu a necessidade de explanar sobre o assunto.

 O PRECEND é a sigla para "Programa de Recebimento e Controle de Efluentes para Usuários Não Domésticos", da COPASA (Companhia de Saneamento de Minas Gerais), cujos objetivos do programa se referem a:

• reduzir os riscos relacionados à saúde dos trabalhadores que lidam com o sistema público de esgotos;

• assegurar a integridade das tubulações que recebem toda a sorte de despejos;

• proteger o sistema coletor contra corrosão, incrustação, obstrução e vapores tóxicos;

• evitar a ocorrência de explosões e inflamabilidade;

• prevenir a introdução de poluentes que passam pela ETE e continuam a poluir os cursos d’água;

• prevenir o lançamento de poluentes tóxicos além de limites permitidos que possam causar desequilíbrio ou perda do processo de tratamento de esgotos;

• viabilizar o atendimento aos padrões legais referentes às características do efluente final e lodos produzidos nas ETEs;

• viabilizar a utilização do efluente final das ETEs para reúso industrial.

Durante a abertura dos trabalhos Ana Stela, coordenadora do JPS, fez uma apresentação do JPS mostrando a missão, visão, valores e os eventos já realizados.

Em seguida os palestrantes e membros do JPS, Flávia Mendes e Pedro Godinho, ambos atuantes em empresas de consultoria e projetos de PRECEND, falaram sobre suas experiências profissionais e formação acadêmica.

Os tópicos da palestra foram: O que é PRECEND?, Pra que serve?, Como ingressar?, Qual modelo a seguir?, Quais etapas? Além da descrição das etapas, Penalidades e Considerações finais.

Para finalizar, Karine Diniz, coordenadora do PRECEND/COPASA e uma das fundadoras do JPS/MG, contribuiu sanando dúvidas dos participantes do evento. Ela também sinalizou mudanças com relação a entrega dos relatórios do laboratório para COPASA, no segundo semestre e deixou o e-mail de contato para maiores esclarecimentos: precend@copasa.com.br

 

- Flávia Mendes:

Engenheira Ambiental, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Técnica em Química Industrial pelo CEFET/MG. Estagiou em empresa privada e em órgão ambiental (FEAM). Atualmente exerce o cargo de Analista Ambiental em empresa privada e é Secretária Geral do programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS/MG - ABES).

- Pedro Godinho:

Engenheiro Ambiental, pela Universidade FUMEC, MBA em Gereciamento de Projetos pelo IETEC e Técnico em Meio Ambiente pelo INAP. Atualmente exerce o cargo de Diretor de Negócios na empresa PROJETA SUSTENTAVEL e membro do programa Jovens Profissionais do Saneamento (JPS/MG - ABES).