ABES promove curso sobre Ferrocimento



A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), em parceria com a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-MG) e a Sociedade Brasileira de Ferrocimento (SBF) realizaram, nos dias 11 e 12 de maio, o curso “Aperfeiçoamento em Ferrocimento” com ênfase em estruturas para saneamento.

O conteúdo foi ministrado, em 12 horas/aula, pelo doutor e professor emérito do Instituto Superior Politécnico José A. Echeverría, de Habana, Cuba, Hugo Wainshtok.

Segundo Sávio Nunes Bonifácio, presidente da SBF, o objetivo foi atualizar o conhecimento técnico dos profissionais sobre o uso do ferrocimento, suas propriedades estruturais e possibilidades construtivas.

Tal conhecimento visa melhorar a aplicação da tecnologia nas construções de saneamento e ampliar sua utilização em novos projetos e também na recuperação das estruturas existentes.

Voltado a profissionais da Engenharia, Arquitetura e Técnicos de Construção, o curso foi realizado no auditório da Copasa, em Belo Horizonte.

A vinda do especialista Cubano à Minas Gerais marcou também o lançamento do 12º Simpósio Internacional de Ferrocimento e Estruturas Delegadas de Compósito Cimentícios (FERRO12). Essa edição do evento, que será realizada em Belo Horizonte no ano de 2018, homenageará, paralelamente, o arquiteto João Filgueiras Limas, o Lelé. Uma realização do CREA-MG e Copasa, com apoio do CAU/MG e IAB-MG, entre outros.

Durante o curso foram sortiados dois exemplares do livro Ferrocimento. Os ganhadores foram Vilmar Silva Pinto e Helbert Luis Ribeiro, ambos da Copasa.