JPS debate a Logística Reversa



O evento Logística Reversa, integrante do Programa Atualidades, aconteceu na sede da ABES-MG, no dia 27/04, das 18:30 h às 20:40 h e contou com a presença de 22 inscritos. Primeiro, aconteceu o coffee break no hall logo após a coordenadora Ana Takaesu deu início a apresentação sobre a ABES e o Programa JPS.

 

No dia 27 de abril de 2017, os Jovens Profissionais do Saneamento (JPS) da ABES-MG realizaram mais um encontro do Programa Atualidades.

Dessa vez, para discutir o tema “Logística Reversa”. Para colocar o tema em discussão, a equipe do JPS-MG convidou as engenheiras ambientais, Carolina Caetano de Oliveira Santos e Carla Viera Serufo. Em sua fala, cada uma delas pode detalhar o momento atual da logística reversa no Estado e no país, tanto sob a ótica da administração pública, quanto do setor privado.

Após as apresentações, os jovens profissionais e estudantes puderam participar com perguntas e conhecer melhor os desafios e as oportunidades que surgiram com a logística reversa.

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, a logística reversa é um instrumento de desenvolvimento econômico e social - caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial para reaproveitamento em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou destinação final ambientalmente adequada.

Segundo Ana Stela Takaesu, coordenadora do JPS-MG, a proposta do evento era conhecer a visão do setor público e do privado sobre o funcionamento da logística reversa. Com esse fim, foram convidadas a bolsista da FEAM, Carla Vieira Serufo e a engenheira ambiental da Emtel Logística, Carolina Caetano de Oliveira Santos.

A primeira, estruturou sua apresentação em 4 tópicos principais: a contextualização da logística reversa, a legislação ambiental correlacionada, a visão do Estado e os desafios e oportunidades. 

Carolina apresentou o conceito sobre Logística, o fluxo da logística reversa, a diferença de logística pós-consumo e pós-venda, taxa de retorno de alguns materiais, operadores logísticos no Brasil, detalhes de operação adotados pela empresa e por fim considerações do ponto de vista financeiro, ambiental e social.