Programa Atualidades do JPS debate

No dia 27 de abril de 2017, o Programa Atualidades dos Jovens Profissionais do Saneamento ( JPS) debatem o tema: Logística Reversa.

A logística reversa é um dos instrumentos para aplicação da responsabilidade compartilhado pelo ciclo de vida dos produtos. A Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010, define a logística reversa como um "instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada.”

Para colocar este tema em discussão, a equipe do JPS-MG convida duas palestrantes representantes do setor público e privado para um debate no dia 27 de abril de 2017, às 18h30 , na Rua São Paulo- Centro, 824, 14º andar (ABES).

CONVIDADAS:

-CARLA VIEIRA SERUFO - Engenheira Ambiental pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e mestranda do Programa de Pós-graduação de Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos (PPG-SMARH) pela UFMG. Atuou na Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) na Gerência de Resíduos Especiais, com ênfase em Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) e Logística Reversa. Atualmente atua na Gerência de Produção Sustentável, em projetos de Gestão em Ciência e Tecnologia, com a avaliação ambiental de indústrias no estado de Minas Gerais e apoio ao licenciamento, por meio de estudos direcionados às emissões atmosféricas, efluentes e resíduos industriais, além da aplicação de indicadores ambientais e instrumentos de gestão – Produção Mais Limpa (P+L), Análise de Ciclo de Vida de produtos (ACV) e Bolsa de Resíduos. Experiência em projetos de pesquisa na área de energias renováveis com enfoque em Biogás e suas tecnologias.

 

-CAROLINA CAETANO DE OLIVEIRA SANTOS - Engenheira Ambiental pela FUMEC, especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho na Faculdade Pitágoras. Atualmente atua como engenheira ambiental e da qualidade e é representante da direção em empresa privada. Experiência em Gestão de Processos com foco na área de Qualidade, Saúde, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente. Auditora das Normas ISO 9001, ISO 14001, e OHSAS 18001, atuando no desenvolvimento de KPI (Indicadores de performance). Participação em liderança de grupos de trabalho para atualização das Normas ISO na versão 2015 e implantação da SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade no Transporte de Produtos Químicos). Ministra treinamentos de auditoria interna, treinamentos e prepração e respostas às emergências e seguranças de produtos químicos, gestão ambiental e empresarial, gerenciamento de resíduos e logística reversa. Na área de logística reversa, atua na análise da cadeia da logística reversa para agregar valor ao produto e/ou serviço, com redução de custos e dos impactos ambientais. 

Atenção, as vagas são limitadas ao espaço físico disponível e em breve enviaremos um email de confirmação por ordem de inscrições.

Faça sua inscrição!