ABES lança projeto educacional UNIABES

Em reunião realizada no dia 24 de janeiro, a Diretoria Nacional da ABES conheceu os novos cursos EAD da ABES, que juntos formam o maior programa de capacitação e qualificação EAD em Saneamento Ambiental do Brasil e que integram o Centro de Conhecimento “Capacitação” da UNIABES, projeto educacional da ABES que será lançado em fevereiro.

O objetivo central da iniciativa é oferecer aos profissionais do Saneamento Ambiental conteúdos para capacitar e valorizar sua atuação, promovendo a qualificação do setor.

Voltados a dirigentes, gerentes, supervisores e profissionais operacionais, os cursos serão ofertados em dez temas por meio da plataforma EAD (ensino a distância) na qual o aluno poderá desenvolver competências que serão adicionadas ao currículo e agregarão preparo técnico e humano diante das demandas do mercado brasileiro.

A programação 2017 traz dois cursos criados pela ABES (Capacitação Técnica para a Regulação do Setor de Saneamento, com pré-inscrições abertas, veja abaixo, e Tratamento de Esgotos Domésticos) e oito realizados em parceria com a Water Database Saneamento Básico, empresa de atuação reconhecida. A parceria é mais uma inovação trazida pelo Plano Estratégico da ABES para o biênio 2017/18.

“A proposta é que os cursos ofereçam novas competências técnicas e gerenciais para que o treinando possa alcançar a capacitação, a qualificação ou a certificação ou ainda estes elementos combinados, dependendo do curso”, ressalta Mario Augusto Bággio, sócio gerente da Water Database Saneamento Básico.

Com a programação 2017, a ABES amplia a atuação em EAD iniciada com o curso Regulação dos Serviços de Saneamento – teoria e prática, realizado em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento, que encerrou este mês e foi sucesso de participação.

A reunião de Diretoria desta quinta-feira, por videoconferência e presencial, contou com a participação do presidente nacional, Roberval Tavares de Souza, do vice-presidente, Carlos Alberto Rosito, da coordenadora das Câmaras Temáticas, Lúcia Coelho, da diretora da Região Norte, Vera Braz, do diretor da Região Sul, Sérgio Roberto Bahls, do diretor da Região Centro Oeste, Mário Guerino, do diretor da Região Nordeste, Álvaro Menezes, do tesoureiro Joper Padrão, do sócio gerente da Water Data Base, Mário Augusto Bággio, e do diretor executivo da ABES, Walter Pinto Costa Júnior.

 

Segundo Carlos Alberto Rosito, a iniciativa vem ao encontro de um antigo sonho de qualificar e preparar melhor o profissional do setor. “Sempre entendemos que a ABES tinha o dever de cumprir com essa etapa de capacitar melhor o sanitarista e esse é o primeiro e grandioso passo para que isso se concretize.”

“Nesse primeiro momento estamos buscando as melhores parcerias para capacitarmos nossos profissionais dentro das mais urgentes necessidades do setor e escolhemos a excelência para começarmos o programa de educação a distância”, explica o diretor executivo, Walter Pinto Costa.

Para o presidente Roberval Tavares de Souza, a parceria entre a ABES e a Water Database representa a maior iniciativa do setor de saneamento básico em EAD em todo território nacional. “Vamos disponibilizar conteúdos para todas as regiões do país, sem qualquer restrição às demandas específicas. O que estamos propondo é um avanço e uma grande oportunidade para a promoção do saneamento brasileiro.”

Apresentação online

No dia 02 de março, às 11h, a ABES promoverá uma apresentação online dos cursos, com participação do presidente nacional Roberval Tavares de Souza e de Mário Bággio.

Para assistir à apresentação, faça sua inscrição aqui.