Presidente da ABES-MG participa de seminário

A presidente da ABES-MG e coordenadora da Câmara Temática de Saneamento Rural da ABES, Mônica Bicalho, participou no dia 17 de novembro, em Brasília, do Seminário "Rumo à sustentabilidade dos serviços de água rural - Modelos de Gestão e Ferramentas para Planejamento".

O evento promovido pelo Banco Mundial apresentou diversos modelos de gestão dos sistemas de abastecimento de água rural documentados no Brasil e no mundo, com foco na sustentabilidade. Foram discutidas as lições aprendidas e os principais desafios do setor para garantir a sustentabilidade desses sistemas. Também foram apresentados o Sistema de Informações em Saneamento Rural (SIASAR), sua aplicação e usos na realidade da América Latina, a iniciativa de Monitoramento do Avanço do País em Saneamento (MAPAS), além do lançamento da publicação Nº 13 da Série Água do Brasil do Banco Mundial: Estudo de modelos de gestão de serviços de abastecimento de água no meio rural no Brasil.

Participaram representantes dos Ministérios do Meio Ambiente (MMA), da Integração (MI), da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT) e das Cidades (MCID), além da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Agência Nacional das Águas (ANA), Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), Fundo de Cooperação Alemã (KFW), Fundação Avina, companhias de saneamento de outros estados como Ceará, Alagoas, Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais, e diversos consultores ligados ao tema.