ABES mantém assento no CBH São Francisco

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) divulgou a lista dos novos membros que comporão o colegiado para o mandato 2016/2020.

Os 62 membros titulares, e seus suplentes, serão empossados durante a plenária ordinária do Comitê, nos dias 15 e 16 de setembro, em Belo Horizonte (MG).

O representante da ABES-MG, Márcio Tadeu Pedrosa, espera que os novos integrantes se empenhem para cumprir as metas estabelecidas no Plano Diretor, que também será lançado na plenária. “Espero que eles ampliem o debate ambiental com a sociedade brasileira, pois o fôlego do rio está acabando”.

Segundo ele, a atualização do Plano Diretor foi um trabalho minucioso de embasamento científico, que dará segurança para o Comitê planejar as ações propostas. Dentre as conclusões, o Plano apontou a tendência de que nos próximos 20 anos a capacidade hídrica da bacia esteja comprometida.

Sobre a proposta de revitalização, anunciada pelo governo federal, Márcio diz que a grande conquista é o Decreto Nº 8.834, que cria o Conselho Gestor de Revitalização, do qual farão parte diversos órgãos, ministérios e o CBHSF. “Essa era uma antiga reivindicação do comitê e espero que a nossa participação contribua para melhor direcionar os investimentos.

Lista com novos membros CBHSF

XXX Reunião Plenária Ordinária CBHSF

Novo Chico promove revitalização

Câmara Técnica do Novo Chico se reúne em Brasília