ABES-MG debate resíduos sólidos na RMBH

A representante da ABES-MG, Maeli Estrela Borges, tem atuado ativamente nas discussões sobre a gestão dos resíduos sólidos da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

Recentemente, o Conselho do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS-BH) se reuniu em três ocasiões. O primeiro encontro abordou o escopo do Plano, o segundo, tratou das questões relacionadas aos Resíduos dos Serviços de Saúde e, o terceiro apresentou um diagnóstico do Plano. O documento contempla diretrizes e ações para a gestão ambientalmente adequada e sustentável dos resíduos sólidos, desde a geração até a disposição final, observando aspectos técnicos, operacionais, econômicos, sociais, ambientais e de participação da população.

Ainda no mês de abril, Maeli participou também de duas reuniões do Colegiado Metropolitano da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e, de um encontro na Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana (ARMBH) para discutir o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI). Esse Plano Diretor propõe compatibilizar o crescimento econômico, com equidade social e sustentabilidade ambiental, com ênfase no reordenamento territorial capaz de reduzir as desigualdades sócio espaciais.

PROPOSTAS PARA O PLANEJAMENTO E PARA O PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO INTEGRADO

Plano Municipal de Resíduos Sólidos de Belo Horizonte



RELATÓRIO DIAGNÓSTICO - PLANO MUNICIPAL DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE BELO HORIZONTE (PMGIRS-BH)