Ponto Terra representará Copam em Força tarefa

A Organização Não Governamental Ponto Terra, foi escolhida para representar o Conselho Estadual de Política Ambiental (Copam) na força tarefa que irá propor alternativas para a destinação de rejeitos de mineração em Minas Gerais.

A força tarefa, criada por meio de decreto do governador Fernando Pimentel, será composta pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), que a coordenará o grupo; Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão (Seplag); Advocacia Geral do Estado (AGU), Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemig), universidades, Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram) e um representante do Copam.

O presidente da Ponto Terra, Ronaldo Vasconcellos, foi indicado pelos membros do Copam, como titular, e a Associação dos Engenheiros de Minas do Estado de Minas Gerais para a suplência. O objetivo é diagnosticar formas alternativas de disposição de rejeitos de mineração que possam reduzir os impactos ao meio ambiente e aumentar a segurança das estruturas de contenção, verificando a viabilidade econômica e o prazo mínimo necessário à implantação de novas tecnologias.

O grupo terá 60 dias para apresentar as propostas.