ABES participa de reunião no CBH São Mateus

No dia 24 de novembro de 2015, aconteceu na sede da Assoleste, em Mantena, a 3ª Reunião Ordinária do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus (CBH SM1), quando foram empossados os membros da nova diretoria, que assume para o mandato 2015/2017.

A ABES-MG esteve representada pelo engenheiro Marcos Nogueira da Gama, que recebeu, juntamente com os demais representantes, titulares e suplentes, os agradecimentos do presidente do comitê. Luiz Garcia cumprimentou a todos ressaltando a importância da presença de cada uma das instituições ali representadas nas ações do comitê. Além dos conselheiros e suplentes, a reunião contou com a participação de Rodrigo Cevidanes, representante do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM).

Diversos assuntos foram debatidos pelos conselheiros, inclusive a crise hídrica que os 16 municípios que compõe a Bacia do São Mateus vem enfrentando, a necessidade urgente de realizar projetos e programas de cercamento de nascentes e sobre o IDENE.

Também foi mencionado pelo presidente que, nos dias 9 e 10 de dezembro, todos os 36 presidentes de Comitês de Bacia de Minas Gerais estarão em Belo Horizonte por ocasião do Fórum Mineiro e audiência com o Governador de Minas Gerais, onde serão discutidas diversos assuntos e as ações que serão tomadas em prol da região.

Após a leitura da ata da reunião anterior, em Manteninha, o presidente apresentou os informes do Comitê e o recebimento de propostas de agendas e eventos para a inclusão na programação do CBH no ano de 2016.

Na segunda parte da reunião, o presidente Luiz Garcia passou a palavra e a direção dos trabalhos para a Comissão Eleitoral, para a realização da nova eleição. O conselheiro Gilmar esteve à frente, leu as atas realizadas com a comissão eleitoral, de acordo com o regimento interno da entidade, e explicou que somente 1 chapa concorreu para a nova diretoria 2015/2017.

Após verificação da comissão eleitoral aprovando todo o processo, passou-se para a votação dos conselheiros, sendo aclamada por unanimidade a chapa ” Continuidade do Fortalecimento do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio São Mateus”. Em seguida, os eleitos assinaram o Termo de Posse, que será publicado no Diário Oficial.

Foram eleitos os seguintes membros para o mandato 2015/2017:

Presidente – Luiz Antonio Garcia, representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Mantena;

Vice-presidente – Claudio Belmiro, representante de entidade de sociedade civil;

Secretária Executiva – Solange Rocha, representante dos usuários dos recursos hídricos;

Secretário Executivo Adjunto – Edimirson de Castro, representante do Poder Municipal.