ABES-MG participa de reunião no Conedru

No dia 25 de junho, o Conselho Estadual de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Conedru) realizou a segunda reunião anual.

Antes da plenária, as Câmaras Setoriais Permanentes (CASP) de Planejamento e Gestão do Solo Urbano; Desenvolvimento Regional; Habitação; Transito, Transporte e Mobilidade e Saneamento se reuniram. A ABES-MG, representada pela presidente Célia Rennó, participou das duas.

A Câmara de Saneamento discutiu o Decreto 46.775 de 10/06/2015, que cria um grupo intergovernamental para elaboração do Plano Estadual de Saneamento (PESB). Após muito debate, os membros elaboraram uma moção à Plenária, pedindo que o governo inclua a participação da sociedade civil no acompanhamento dos trabalhos do PESB.

Na Plenária, o Secretário da SEDRU, Tadeu Martins Leite, falou sobre o que mudou no governo atual e do propósito de ampliar o funcionamento e participação do Conedru.

O presidente da COHAB, Claudius Viniciuus Leite Pereira abordou as "Mesas de Negociações", que versa sobre o déficit habitacional da RMBH (170.000 unidades) e os problemas das negociações na Granja Werneck em Belo Horizonte.

Por último, o Secretário Adjunto Dr. Wieland Silberschneider falou sobre o papel dos Fóruns Regionais na definição das metas deste governo. Foram realizados quatro encontros e outros 13 ocorrerão até setembro.