ABES-MG coordena comissões técnicas

As seis Comissões Técnicas Interinstitucionais (CTI), do Seminário Legislativo Águas de Minas III - Os Desafios da Crise Hídrica e a Construção da Sustentabilidade, da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), foram instaladas no dia 25 de maio.

Cada CTI vai priorizar seis propostas de abrangência estadual que, posteriormente, serão debatidas nos encontros regionais, no interior do Estado. A ABES-MG está participando das seis comissões representada por Ronaldo Resende (Crise Hídrica), José Antônio Cunha Melo (Gestão de Recursos Hídricos) Célia Rennó (Fomento, Custeio, Receitas e Destinação), Marcos Nogueira da Gama (Saneamento e Saúde), Carlos Eduardo Orsini (Atividade Mineraria, Indústria e Energia) e Maria do Carmo Varella (Agricultura, Pecuária e piscicultura). A ABES conta ainda com a colaboração da diretora Maria de Fátima Gouvêa nos trabalhos e formulação de propostas. As CTIs terão até o dia 22 de junho para se reunir, definir e redigir as propostas. Participam das Comissões representantes de 40 instituições, entre órgãos públicos federais e estaduais, universidades, entidades de classe empresariais e de trabalhadores, comitês de bacia e movimentos sociais, e os deputados Doutor Jean Freire (PT), Fabiano Tolentino (PPS), Nozinho (PDT), além do Bloco Minas Melhor (PCdoB, PMDB, PR, PRB, Pros, PT e PTdoB), que compõem a base do governo.

De 29 de setembro a 2 de outubro, na plenária final, em Belo Horizonte, serão votadas as sugestões apresentadas pelos cidadãos nesses encontros regionais e também em uma consulta pública.  O título do evento deste ano remete a seminários anteriores realizados em 1992 e 2002. Há pelo menos duas décadas, a ALMG busca, em conjunto com a sociedade, debater a gestão das águas e apontar caminhos para as políticas públicas do setor. Estão previstos nove encontros no interior, de modo que as discussões possam contemplar a realidade das 36 bacias hidrográficas do Estado.

01-06-2015