ABES-PR debate regulação e novas tecnologias

A ABES Seção Paraná realizará, nos dias 28 e 29 de abril, das 8h às 18h10, na Universidade Positivo, em Curitiba/PR, o 2º Simpósio Internacional de Reúso de Água. Dando continuidade ao processo do I Simpósio, promovido em outubro de 2012, que debateu a potencialidade do reúso de água como instrumento de gestão e suas modalidades, a temática desta segunda edição será a questão da regulação e das tecnologias de sucesso aplicadas no Brasil e no mundo.

O objetivo do evento é proporcionar aos profissionais do setor produtivo, acadêmico, órgãos ambientais, de gestão de recursos hídricos e da sociedade organizada o aprofundamento sobre o reúso de águas residuárias nos contextos das políticas públicas de meio ambiente e recursos hídricos e da realidade nas organizações e suas unidades produtivas. O público-alvo são profissionais de empresas de saneamento, da indústria, da academia, de órgãos de meio ambiente e de gestão de recursos hídricos, de empresas fornecedoras e estudantes, além de todos os profissionais indiretamente relacionados com esta forma de gestão ambiental.

De acordo com presidente da ABES-PR, Antônio Carlos Nery, este é um debate bastante significativo para este momento, considerando a crise hídrica que o país atravessa e que aparece com mais força na região Sudeste. “Temos que buscar todas as ferramentas possíveis na utilização dos recursos hídricos, que estão cada vez mais escassos. O reúso de água, neste sentido, é uma ferramenta importantíssima, que aparece com as novas tecnologias para que possamos fazer uma gestão cada vez melhor do uso da água”, ressalta.

Para o aprofundamento e debate construtivo sobre o tema foram convidados palestrantes da Alemanha, Estados Unidos, Dinamarca e México, identificados com a comunidade científica e com o setor produtivo, que vão discutir com especialistas do Brasil.

Entre os nomes confirmados estão Ivanildo Hespanhol, da Cirra-USP, a maior autoridade em reúso de água hoje no Brasil; Blanca Elena Jiménez, da UNESCO; Mônica Porto, da USP, James Crook, consultor da USEPA; Marcos Asseburg, da Aquapolo Ambiental, e Cícero Onofre de Andrade Neto, da UFRN.

Para conhecer a programação do evento, acesse: www.abesreusodeagua.eco.br

As inscrições pelo site serão aceitas até o dia 22 de Abril de 2015, após essa data, os interessados devem se inscrever no local do evento, mediante disponibilidades de vagas.

Para mais informações ligue: (41) 3049-0212 ou escreva para: contato@abesreusodeagua.eco.br