Abes-MG comemora a procura por qualificação


O curso de Licenciamento Ambiental promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes-MG) foi um sucesso. Entre os dias 16 e 18 de março, mais de quarenta alunos foram capacitados para atuar na prática do licenciamento ambiental no Estado.
Segundo a instrutora Suzana Mascarenhas, no curso, que teve duração de 15 horas, foi possível aprender como funciona o processo de licenciamento ambiental no estado. "Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a legislação, o trâmite dos processos, as etapas do licenciamento, aprenderam a preencher documentos, preparar relatórios, conhecer prazos, solicitar estudos ambientais, classificar os empreendimentos, além de conhecer as taxas, as competências e as demais obrigações ambientais", explica.
Com um público bastante variado, o curso teve a participação de estudantes da área ambiental, engenheiros, arquitetos, advogados, geógrafos, geólogos e funcionários de prefeituras. "A turma se mostrou muito participativa e trouxe para a sala de aula muitos questionamentos e importantes contribuições", conta.
Para o diretor de Departamento de Agricultura e Meio Ambiente da prefeitura de Itaobim, Guttyerre Andrade Ferraz, o curso vai ajudar a reduzir custos com o preenchimento de documentos exigidos para os processos de licenciamento ambiental. "Estou muito satisfeito por conhecer o trâmite dos processos de licenciamento e saber preencher documentos importantes para conseguir as licenças". Guttyerre conta que antes pagava em média R$ 1.200,00 para preencher um relatório que agora ele mesmo vai ser capaz de fazer. "Estou trabalhando no processo de licenciamento do aterro de resíduos do município, pleiteando o ICMS ecológico, além de constantemente solicitar outorgas e outras licenças para empreendimentos que, a partir de agora, vou acompanhar com mais conhecimento de causa", completa.
Já o engenheiro Fábio Miranda, que atua como agente de fiscalização e regularização fundiária na Copasa Serviços de Saneamento Integrado do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Copanor), diz que o curso foi muito útil para ele que, com o conhecimento adquirido, poderá orientar as empreiteiras que prestam serviço e assim, aperfeiçoar o processo de fiscalização. "Fiquei muito satisfeito com o curso e me surpreendi com a qualidade do conteúdo. Mas, o que mais gostei foi conhecer a estrutura que a Abes oferece para a formação de bons profissionais. Com certeza vou fazer outros cursos e serei um multiplicador na divulgação junto a outros engenheiros."
Suzana conta que a procura pelo curso foi grande e que, uma nova turma será formada no mês de julho. "Muita gente ficou de fora porque trabalha e estuda à noite. Então, vamos oferecer o curso entre os dias 20 e 22 de julho para que mais pessoas tenham a oportunidade", explica.
Suzana Mascarenhas é bióloga, mestra em Sustentabilidade Ambiental pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), especialista em gestão ambiental, consultora ambiental e professora do curso de pós-graduação em Direito Ambiental - Centro de Atualização em Direito (CAP) do Instituto Mineiro de Engenharia Civil de MG (Imec-crea).