BH sedia cerimônia de entrega do PNQS

 

Os troféus do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS) foram entregues durante solenidade realizada no dia 25 de novembro, em Belo Horizonte.

A premiação aconteceu na Serraria Souza Pinto e contou com as presenças do governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho; do ex-governador e senador eleito por MG, Antônio Anastásia; do vice-prefeito Délio Malheiros e várias lideranças das empresas premiadas.

No Ciclo 2014, a Companhia de Saneamento do Estado de Minas Gerais (Copasa) recebeu a premiação máxima, o troféu Diamante. O governador parabenizou a Companhia e seus funcionários e disse que a Copasa é motivo de muito orgulho para os mineiros. Ele também enfatizou a constante obrigação da empresa para ampliar os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário e contribuir com a qualidade de vida da população.

Os premiados foram divulgados pelo Comitê Nacional de Qualidade da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes), que contemplou 35 empresas ou instituições de saneamento.

A presidente do PNQS, Cassilda Teixeira, relembrou a criação do Prêmio e disse que agora, ao completar 18 anos, o sonho adquiriu maturidade. O presidente da Abes, Dante Ragazzi Pauli, afirmou que o PNQS vem cumprido seu papel e melhorando o saneamento no País. 

Reconhecido pela International Water Association (IWA) como a mais importante ferramenta de gestão dos serviços de saneamento ambiental, o prêmio estimula a adoção de modelos gerenciais compatíveis com os melhores exemplos mundiais.O Prêmio tem por objetivos: Estimular a busca e a aplicação de boas práticas de gestão pelas organizações envolvidas com o setor de saneamento ambiental no país; reconhecer aquelas organizações que se destacam pela utilização dessas práticas e que apresentem resultados competitivos de desempenho; captar e divulgar as práticas das organizações reconhecidas, em seminários e publicações de relatórios de gestão e Cases finalistas e vencedores; e promover eventos de capacitação gerencial para essas organizações.

Em 2014, 35 iniciativas candidatas de diferentes empresas do setor de todo o País foram avaliadas pela comissão julgadora, que tem como componentes a ABES – Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental; ABIQUIM– Associação Brasileira da Indústria Química; ANA – Agência Nacional de Águas; CEF – Caixa Econômica Federal; FNQ – Fundação Nacional da Qualidade; FUNASA – Fundação Nacional de Saúde; IPEG – Instituto Paulista de Excelência em Gestão; SENAI/DN – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.

Foram conferidos prêmios em cinco níveis: Nível B – Troféu Cobre; Nível I – Troféu Bronze; Nível II – Troféu Ouro; Nível II – Troféu Prata; Nível III – Troféu Platina; e Nível IV – Troféu Diamante.

 

Para a presidente do PNQS e entusiasta do prêmio desde a sua criação, engenheira Cassilda Teixeira, a adoção de ferramentas de gestão é de fundamental importância para melhorar os resultados operacionais e financeiros das empresas: “O setor de saneamento está ainda muito atrasado, comparado ao que deveria estar no atendimento aos serviços de esgoto. Pouco mais de 50% da população brasileira têm esgoto coletado e pouco mais de 30% têm esgoto tratado. Ainda temos 18% da população que não dispõem de banheiros para fazer suas necessidades. Por se tratar de um monopólio natural e, na sua maioria, atendido por entidades públicas, o setor de saneamento ambiental exige inovação, estímulo, metas e indicadores para crescer no ritmo em que a sociedade brasileira exige e tem direito”.

De acordo com a Cassilda Teixeira, o Comitê Nacional da Qualidade Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), que criou a Prêmio há 18 anos, entende que para que esse acrescimento aconteça é necessária a introdução de ferramentas de gestão que possam motivar o corpo técnico do setor, como o PNQS.

Ela lembra os excelentes resultados apresentados pelas empresas que participam do processo de avaliação do Prêmio, em comparação com os resultados das empresas que não participam. Segundo gráficos disponibilizados pela coordenação do PNQS, as empresas que participam do processo ampliaram de 91,96% para 94,01% o atendimento urbano de água, enquanto as empresas que não participaram reduziram esse atendimento de 83,15% para 76,81%. Os gráficos têm como fonte o Serviço Nacional de Informações sobre Saneamento – SNIS, do Ministério das Cidades.

 

Ganhadores: Troféu Cobre:- CASAL – AL e SANESUL – MS; Troféu Bronze: CAGECE – CE, DAAE Araraquara – SP, ODEBRECHT Ambiental – BA, SANEPAR – PR, SABESP – SP e SANESUL – MS; Troféu Ouro: SANEPAR – PR, SABESP – SP - Unidade de Gerenciamento Regional Mooca e SABESP – SP - Unidade de Gerenciamento Regional Interlagos; Troféu Prata: CAGECE – CE, CESAN – ES, ODEBRECHT Ambiental – SP, SANESUL – MS, SANEPAR – PR e SABESP – SP; Troféu Platina: SABESP – SP; Troféu Diamante: COPASA – MG – Companhia de Saneamento de Minas Gerais.