Abes-MG é eleita para o CERH

 A Abes-MG participou, no dia 7 de outubro, do processo eletivo do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERH) quando foi habilitada como representante titular das entidades da sociedade civil ligadas aos recursos hídricos, para o triênio 2014-2017.

Também foram eleitos, como representantes da sociedade civil a FONASC, a ANGA representando as associações ambientalistas ou socioambientalistas, e a Universidade Federal de Uberlândia, no segmento universidades e instituições de ensino. A UFMG, o Instituto Opará e a Defender - Canal Verde, que também estavam habilitadas, não compareceram a reunião e devem ser consultadas se ainda desejam ocupar as vagas existentes.

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) abriu novo processo eleitoral para o preenchimento das vagas restantes. No segmento da Abes-MG ainda falta preencher três vagas de titulares e oito de suplentes, sendo uma de titular e três de suplentes para as entidades ambientalistas e duas vagas para titulares e seis suplentes para o segmento das universidades.

A Abes-MG, representada por sua presidente Célia Rennó, destacou seu estranhamento com o desinteresse das entidades representativas, e consequente esvaziamento desse processo eleitoral. “Nesse momento de crise e escassez de água, não podemos deixar de valorizar e incentivar a participação de todos na construção de uma gestão compartilhada desse importante e insubstituível recurso para a vida – a água”, disse.

Para o associado da Abes-MG, José Nelson Almeida Machado, é lamentável o desinteresse das organizações da sociedade civil. “Isto é muito preocupante, porque o segmento da sociedade civil constitui praticamente o único contraponto dentro desses conselhos deliberativos. Espero que a representação desse segmento seja completada e permita o quórum necessário nas votações do CERH”.

Conselho Estadual de Recursos Hídricos- CERH – MG

Criado em 1987, a partir da necessidade da integração dos órgãos públicos, do setor produtivo da sociedade civil organizada, visando assegurar o controle da água e sua utilização em quantidade e qualidade. Seu objetivo é promover o aperfeiçoamento dos mecanismos de planejamento, compatibilização, avaliação e controle dos Recursos Hídricos do Estado, tendo em vista os requisitos de volume e qualidade necessários aos seus múltiplos usos. O CERH é composto por:

- Representantes do poder público, de forma paritária entre o Estado e os municípios;

- Representantes dos usuários e de entidades da sociedade civil ligadas aos recursos hídricos, de forma paritária com o poder público.

- Representantes do poder público, de forma paritária entre o Estado e os municípios; .

- Representantes dos usuários e de entidades da sociedade civil ligadas aos recursos hídricos, de forma paritária com o poder público.