Publicado o Ranking do Saneamento

No dia 27 de agosto o Instituto Trata Brasil publicou o Ranking Nacional do Saneamento, com dados de 2012, fornecidos pelo Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento (SNIS) do Ministério das Cidades.

O “Ranking do Saneamento 2014” faz um diagnóstico dos principais indicadores de saneamento básico (abastecimento de água; coleta e tratamento de esgotos; perdas; investimentos/arrecadação) dos 100 maiores municípios brasileiros.

O estudo revela que 55 das 100 cidades (com mais de 250 mil habitantes) do país tratam menos de 40% do esgoto produzido. O restante do esgoto, calculado em 2959 piscinas (2,5 milhões de litro cada uma), é jogado, por dia, na natureza.

A média da população atendida por coleta de esgoto nos 100 municípios mais populosos foi de 62,46%, baixo em relação a países desenvolvidos, mas acima da média nacional que é de apenas 48,29%.

O novo ranking do Instituto Trata Brasil traz como novidade o desenvolvimento dos serviços de água e esgoto dos 20 melhores e 10 piores municípios, onde é possível detectar quais destas cidades atingiriam a meta de universalização do saneamento básico para 20 anos.

Oa objetivos do estudo são:

.Mostrar a situação do saneamento básico nas 100 maiores cidades;

.Valorizar os esforços das cidades mais bem posicionadas, além de incentivar as demais a evoluir para que a população tenha melhor qualidade de vida;

.Conscientizar e estimular envolvimento da sociedade na cobrança pela priorização do saneamento;

Acesse o site do Instituto Trata Brasil e conheça o relatório completo e a tabela com os indicadores das 100 cidades.

Estudo revela que 90 das 100 maiores cidades reduzem pouco ou nada o desperdício de água

01-09-2014