Começa a ExpoAbes 2014

Belo Horizonte recebe a maior feira de tecnologia em saneamento e meio ambiente de Minas Gerais, a ExpoAbes 2014. De 14 a 16 de maio, grandes empresas de renome no cenário mundial trazem ao Estado os mais avançados equipamentos e serviços do país. A feira atrai um público altamente qualificado e recebe a visita de órgãos públicos ligados ao setor de saneamento, prefeituras, empreiteiras, pesquisadores, professores, estudantes, projetistas e formadores de opinião. Em 2012, mais de 500 pessoas visitaram a feira, que é aberta ao público e funciona diariamente de 10h às 17h, nas dependências da Copasa (Rua Mar de Espanha, 453 - Santo Antônio).

A cada dois anos a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES-MG), com o apoio da Copasa, realiza a Feira de Saneamento ExpoAbes, proporcionando a oportunidade de interação entre fabricantes, fornecedores e clientes. “Reunir o setor de saneamento ambiental é sempre muito importante. Melhorias alcançadas nos serviços de água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem implicam diretamente na melhoria da qualidade de vida da população e do meio ambiente”, afirma a presidente da ABES-MG, Célia Rennó.

A ExpoAbes, que está em sua terceira edição, este ano ganhou outro importante apoiador na organização do evento, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Minas Gerais (CREA-MG). A ABES, em conjunto com o CREA, vem desenvolvendo vários trabalhos e eventos no Estado, nos assuntos relacionados ao saneamento ambiental. A partir de agora, a Feira passa a ser mais uma importante parceria nas ações que levam a universalização do saneamento.

Parceria Crea-Minas

Para o presidente do Crea-Minas, Jobson Andrade, a parceira com a ABES é uma união de forças que vai contribuir de forma técnica na implantação do saneamento básico nas cidades mineiras. “Temos o domínio da técnica e por isso temos que apoiar todos os grupos que se preocupam com a sociedade e promovem ações pró-coletividade. Com isso, o Crea cumpre o seu papel, partilhando a tecnologia e o conhecimento já consolidado”, afirma.

O saneamento básico é uma necessidade primária de toda população. A implantação desse serviço contribui para a prevenção e controle de doenças, melhoria da limpeza pública e, consequentemente, aumento da qualidade de vida das pessoas.

No Brasil, infelizmente, a realidade é que menos de 20% do esgoto é tratado. O restante ainda é despejado aleatoriamente no meio ambiente, contaminando o solo, os rios e os mananciais. Ainda temos o problema da destinação dos resíduos sólidos e da qualidade da água em cursos urbanos. Diante desse cenário, todo esforço no sentido de reverter essa situação é muito válido.

Encontro Técnico da Copasa

Com o objetivo de compartilhar conhecimento, através dos trabalhos técnicos e práticas desenvolvidas por seus empregados em todas as unidades, a Copasa realiza, de 13 a 16 de maio de 2014, seu Encontro Técnico. Durante o evento, que reúne funcionários de todas as regiões de Minas Gerais, acontecem palestras, mesas redondas e a apresentação de trabalhos sobre os mais relevantes temas do saneamento. A palestra de abertura, proferida pelo representante do The World Bank, Brasília Office, Thaderu Abicalil, aborda uma questão bastante atual e dá o tom das discussões que se seguirão nos demais dias de evento: “Os desafios das companhias de saneamento frente ao cenário de demanda pela universalização dos serviços”.

Para o presidente da Copasa, Ricardo Augusto Simões, o Encontro Técnico e a ExpoAbes são de suma importância para o fortalecimento do setor de engenharia sanitária no país. “Os bons resultados atingidos após a realização de cada Encontro Técnico nos dá a certeza de que estamos no caminho certo. Certamente, esse ano não será diferente, o grande número de inscritos nos fóruns, somado à quantidade e à qualidade dos trabalhos que serão apresentados, mostra a importância que o corpo técnico da Copasa dá ao evento”, afirma.

Durante a ExpoAbes 2014, o público visitante também terá a oportunidade de degustar as famosas Águas Minerais de Minas, com suas composições minerais naturalmente balanceadas e pureza inigualável. Da região da Mantiqueira, ao sul do Estado, vêm as sofisticadas águas mineiras Caxambu, Cambuquira e Lambari. Um pouquinho mais distante, no oeste mineiro, nasce a Araxá, outra importante fonte de água de rara leveza. Para garantir qualidade e pureza, e o respeito ao meio ambiente na produção de águas que estão entre as melhores do mundo, foi criada, em 2006, a subsidiária Copasa - Águas Minerais de Minas. Não deixe de conhecer e saborear as águas gourmets, reconhecidas como uma das melhores do mundo.

 

                            AGENDA DE PALESTRAS -  EXPOABES 2014

14/05/2014

HORA

EMPRESA

PALESTRANTE

TEMA

                                           Coordenadora: Názara Naves - conselheira da ABES-MG

10:00

CREA-MG

Gilson Queiroz

Política Nacional de Saneamento e os desafios do PLANSAB

10:30

Hidrogeron

Ricardo Gatti

Geradores de Cloro, revolucionando o conceito da cloração

11:00

Sondeq

Luis Sarubbi

Equipamentos para controle de perdas

11:30

Schneider Electric

Glauco Montagna

Solução SMART WATER

 

 

 

 

13:30

     

                                     Coordenador: José Antônio da Cunha Melo - diretor da ABES-MG

14:00

DMB Bombas/Imbil

Fabio Pereira da Cruz

Seleção e aplicação de bombas centrífugas

14:30

Pentair

Joaquim Marques Filho

Membranas Pentair para tratamento de águas, efluentes e reuso

15:00

Saint-Gobain Canalização

Washington Cardoso

Inovação Saint-Gobain Canalização: Produtos e Serviços

15:30

Rotork

Carlos H. Furumoto Gonçalves

Automação de válvulas para o saneamento

16:00

     

16:30

              ARSAE - MG

A definir

Apresentação da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais

 

15/05/2014

HORA

EMPRESA

PALESTRANTE

TEMA

                                      Coordenadora: Maria do Carmo Varella - conselheira da ABES-MG

10:00

Pentair

Antônio Carlos Costa

Sistema Pentair para bombeamento de água municipal

10:30

Vibropac

Leonardo Ruiz

Novas Tecnologias em PréTratamento para ETE

11:00

Ebara

Otavio Gumiero

Bombas Submersíveis Ebara - Uma Ótima Opção no Recalque de Esgoto

11:30

Bauminas

 Marcio Cipriani

Monitoramento, Controle e Solução Contra Maus Odores e Corrosão

12:00

Bauminas

Benedito Ayres Neto

Processo Oxidativo com Dióxido de Cloro – Experiência BAUMINAS Ambiental

13:00

 

 

 

13:30

 

 

 

                                          Coordenador: Samir Abud Mauad - diretor da ABES-MG

14:00

RIDGID Ferramentas e Máquinas

Daniel Soares

Equipamentos portáteis  de desobstrução e Ferramentas  para  reparo e manutenção de rede de água e  esgoto

14:30

HIGRA Industrial Ltda.

Greco Tusset de Moura

Bomba Anfíbia em Sistemas de Bombeamento para Saneamento

15:00

N Mello Stanley

Sylvio Mello

Ferramentas Hidráulicas

15:30

Sulzer

Haroldo Lúcio Plínio

Estações Elevatórias Compactas Sulzer: Solução rápida e de baixo custo para o escoamento do esgoto

16:00

Emerson Process Management

Tadeu Batista

Gerenciamento de Ativos e Diagnósticos Avançados - Melhoria na eficiência do controle operacional

16:30

Kanaflex

Sergio Amaral

Kanaliso: Tudo de PE para sistemas para distribuição e adução de água e transporte de esgoto sanitário sob pressão.

 

16/05/2014

HORA

EMPRESA

PALESTRANTE

TEMA

                                              Coordenadora: Karine Diniz Soares - tesoureira da ABES-MG

10:00

     

10:30

Borges & Katayama

Luis Mitsuo Katayama

Tecnologias Purafil para o abatimento de odores

11:00

     

11:30

IBM

Elcio Queiroz

Gestão de águas mais inteligente

12:00

     

12:30