Abes-MG participará de Painel Ambiental

A Associação de Engenharia Sanitária e Ambiental ( Abes-MG) estará presente no Fórum Democrático da Assembleia Legislativa de Minas Gerais(ALMG), que começa amanhã e segue até 24 de fevereiro. Para a diretora da Abes-MG, Maeli Estrela Borges, essa é a oportunidade da sociedade dizer o que é prioridade para o Estado. "E vamos levar para o Painel Ambiental a discussão sobre a necessidade de implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS)",destaca.

O Fórum Democrático para o Desenvolvimento de Minas Gerais tem o objetivo de criar uma agenda para o Estado. As sugestões dos participantes serão organizadas em um estudo que ajudará a Mesa a definir, através do Direcionamento Estratégico, as pautas de trabalho da Assembleia e as ações prioritárias para o Estado para os próximos dez anos.


Segundo Maeli essa será uma excelente oportunidade para se discutir a Política Nacional de Resíduos Sólidos. "Esse é o grande desafio ambiental do Estado, mais da metade dos municípios mineiros ainda depositam seus resíduos em lixões, com todos os inconvenientes que isso acarreta", comenta.
A Abes-MG pretende apresentar as conquistas legais que o país vem alcançando e necessidade de avançar na execução de tudo aquilo que está previsto nas Políticas Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos. "Além disso, vamos sugerir a ALMG duas coisas: a criação de um Seminário para aprofundar os debates e o aprimoramento da política de incentivo fiscal às empresas que adotarem a matéria-prima reciclável em seus processos produtivos", explica.


"O grande gargalo para a reciclagem no Estado é a desvalorização dos materiais. Para mudar isso, precisamos tornar o reciclável vantajoso para as indústrias. E isso pode ser conseguido através de incentivos fiscais que barateiem a produção e aumentem o consumo de recicláveis", conclui.

 

Abes-MG - Assessoria de Comunicação