ABES-MG é eleita delegada titular para a 5ª CNC

 A ABES-MG foi indicada a participar, como delegada titular, da 5ª Conferência Nacional das Cidades (CNC), que tem como tema: “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!”

A etapa nacional será realizada em Brasília, de 20 a 24 de novembro de 2013 e estima-se que 3.000 pessoas participem da Conferência, sendo 2.681 delegados e 400 observadores.

Desse total, 1.689 são delegados eleitos nas Conferências Estaduais, 250 são delegados indicados pelo Governo Federal, 561 delegados indicados pelas entidades membro do Conselho das Cidades e 181 são conselheiros do Conselho das Cidades de âmbito nacional, os chamados delegados natos.

Com as participações da presidente Célia Rennó e José Antônio da Cunha Melo, na etapa Estadual, a ABES-MG também foi eleita como suplente para compor o Conselho Estadual de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Conedru), na gestão 2014/2017.

 A ABES-MG foi uma das entidades representantes da sociedade civil participante da 5ª Conferência das Cidades de Belo Horizonte.

O encontro teve como objetivo sensibilizar e mobilizar a sociedade para o estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes nas regiões metropolitanas e cidades brasileiras.

A presidente Célia Rennó, e a vice Pegge Sayonara Mendes, representaram a ABES-MG durante a conferência ocorrida na Secretaria de Educação da PBH, nos dias 9 de 10 de agosto.

Essa etapa foi preparatória para a Conferência estadual, que aconteceu entre os dias 20 e 22 de setembro, e propôs a interlocução entre autoridades, gestores públicos e os diversos segmentos da sociedade sobre assuntos relacionados à Política e Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano.

Como membro do Conselho Nacional das Cidades, a ABES-MG considera fundamental a participação de seus associados, em todas as etapas, reforçando a importância do saneamento e meio ambiente nas discussões.

Em Minas Gerais, a organização e realização da 5ª Conferência das Cidades de Minas Gerais foi coordenada pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Regional e Política Urbana com apoio da Secretaria Executiva do Conselho Estadual de Desenvolvimento Regional e Política Urbana.

01-10-2013