Ponto Terra homenageia Diretora da ABES-MG

A Organização Não-Governamental Ponto Terra, realizou no dia 29 de agosto, no auditório da Fumec, o Ciclo de Palestras sobre a Política Nacional de Resíduos Solidos (PNRS). Durante a cerimônia de abertura foi feita uma homenagem à engenheira sanitarista e arquiteta e urbanista, membro da ABES-MG, Maeli Estrela Borges.

Vários palestrantes de renome falaram sobre o estágio atual da política de resíduos nas esferas federal, estadual, empresarial e científica. Os participantes mostraram o que vem sendo feito e os próximos passos para cumprir as determinações da PNRS.

Na ocasião a Ponto Terra, prestou uma homenagem à especialista em gestão de resíduos, Maeli Estrela Borges. A Engenheira arquiteta e urbanista pela EA UFMG, engenheira sanitarista pela EE UFMG possui vários cursos de aperfeiçoamento em resíduos sólidos e limpeza urbana. De 1973 a 2004, trabalhou na SLU de Belo Horizonte elaborando trabalhos técnicos e exercendo vários cargos, inclusive de Superintendente de Limpeza Urbana, entre 1989 a 1993.

Maeli também é professora do Curso de Direito Ambiental do Centro de Atualização em Direito da Universidade Gama Filho e foi professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Integradas Izabela Hendrix, de 1982 a 2007 e do Curso de Especialização em Medicina do Trabalho da FELUMA da Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais, de 1982 a 2000.

Presidente da Comissão Permanente de Apoio ao Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (COPAGRESS) de Belo Horizonte, de 1998 a 2002 e de 2010 a 2012 e reeleita para a gestão 2012-2014.

Neste período coordenou a elaboração do Manual de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde - COPAGRESS, em 1999 e o Manual do Regulamento Orientador da Construção dos Indicadores de Monitoramento, Avaliação e Controle de PGRSS - COPAGRESS,  em 2011.

 A engenheira também atua como consultora em resíduos sólidos e limpeza urbana, é autora de planos diretores de resíduos sólidos de várias cidades,  de projetos para aterros sanitários e de Planos de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde dos estabelecimentos de saúde de Araxá/MG e do Campus Saúde da UFMG. De forma bastante atuante, a sanitarista participa como conferencista em congressos, seminários, e outros eventos.

Foi agraciada com a medalha Mérito Legislativo,  medalha Chico Mendes, recebeu o Título de Cidadã Honorária de Belo Horizonte pela Câmara Municipal de BH,  Menção Honrosa pelos 30 anos de bons serviços prestados à limpeza urbana de Belo Horizonte, pela SLU,  Menções Honrosas pelo melhor trabalho individual e melhor trabalho de grupo no Curso de Limpeza Urbana do IES-SURSAN-GB e agora recebe mais uma homenagem da ONG Ponto Terra.