COPASA e SABESP lideram o Oscar do Saneamento 2012

As empresas de saneamento que se destacaram por boas praticas de gestão em 2012, foram anunciadas em São Paulo, no dia 30 de outubro, pelo Comitê Nacional de Qualidade da ABES (CNQA). A Liderança do Prêmio Nacional da Qualidade em Sa¬neamento (PNQS) ficou com as Diretorias de Operação da COPASA Centro Leste, em Divinópolis e Oeste em Varginha, Minas Gerais, e com a Unidade de Negócio Sul da SABESP, em Santo Amaro, São Paulo. As três receberão o maior prêmio do saneamento na América Latina, o Troféu Quiron Diamante, categoria “Critérios de Excelência”, Nível IV (até 1000 pontos).

Consagrado como instrumento de referência na avaliação e melhoria contínua dos serviços de saneamento ambiental do país, o Troféu Quiron confere às melhores, em cada uma de suas seis categorias, o reconhecimento pela evolução no sistema de gestão. O Quí¬ron, figura da mitologia grega, que representa a preocupação com a consciência ecológica e a saúde pública, foi o símbolo escolhido pelo CNQA para premiar as organizações que investem em práticas competitivas e sustentáveis.

Na categoria “Avanços para a Excelência”, Nível III (até 750 pontos), quem faturou sozinha o Troféu Platina foi a Unidade Cachoeiro de Itapemirim, da Foz Cachoeiro, no Espírito Santo. No Nível II (até 500 pontos), categoria “Rumo a Excelência” faturaram o Troféu Ouro as Unidades da SABESP de Osasco, Guarapiranga, em Embu das Artes, e Divisão Grandes Consumidores na capital. Na mesma categoria, recebem o Troféu Prata, a Gerência de Distribuição de Água da CESAN, em Vitória, Espírito Santo, a Unidade de Negócio Serrana da CASAL, em Palmeira dos Índios, Alagoas e a Unidade Regional da SANEPAR em Cornélio Procópio, Paraná.

Na categoria “Compromissos com a Excelência”, Nível I (até 250 pontos), recebem o Troféu Bronze, a Unidade Regional da SANEPAR de Campo Mourão, e a Unidade de Negócio Bacia Leiteira da CASAL, em Santana do Ipanema, Alagoas. Na categoria “Primeiros Passos para a Excelência”, Nível B (até 125 pontos), levam o Troféu Cobre as Unidades de Negócio da CAGECE, Bacia Banabuiú em Quixadá, Bacia do Paranaíba em Crateús e Bacia Alto Jaguaribe em Acopiara, no Ceará; a CODAU de Uberaba, Minas Gerais e as Unidades da SANESUL de Dourados e Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul.

Também serão premiadas por distinção as organizações, reconhecidas pela banca de juízes, que alcançaram pontuações significativas em suas categorias. No Nível IV, a SABESP Oeste de São Paulo; no Nível II, a Gerência de Coleta e Tratamento de Esgoto, da CESAN em Vitória; e no Nível I, as unidades da CASAL em Benedito Bentes em Maceió e da SANEPAR em Toledo.

Criado em 1995, o Comitê Nacional de Qualidade da ABES (CNQA), reconhece experiências bem-sucedidas e promove o intercâmbio das melhores práticas e o aprimoramento do setor de saneamento, através do PNQS. O prêmio destaca os resultados superiores de desempenho através da divulgação dos ‘ Cases’ vencedores em seminários, publicações de relatórios de gestão e eventos de capacitação gerencial para as empresas.

O principal objetivo do PNQS é incrementar o desempenho das organizações públicas ou privadas, municipais ou estaduais, responsáveis pela prestação dos serviços de água, esgoto, drenagem urbana e resíduos sólidos. A adoção de modelos compatíveis com os melhores exemplos mundiais tem contribuído com a melhoria de indicadores importantes, como a redução da perda de água no país. Em 1997, a perda média era de 50%, em 2011, esse índice caiu para 38% e o objetivo agora é atingir a média ideal de 25%.

O Seminário de Apresentação dos Cases de Inovação da Gestão em Saneamento (IGS), acontecerá no dia 26 de novembro, no Golden Tulip Hotel, na Enseada do Suá. No dia 27 é a vez do Seminário de Benchmark, no mesmo local. E na noite do dia 27, tendo como anfitriã a Companhia Espírito Santense de Saneamento (CESAN), acontece a Cerimônia de Premiação do PNQS, no Itamaraty Hall, em Vitória. Além de receber os troféus cada unidade premiada enviará um representante para integrar uma missão de estudos que visitará o Canadá, no período de 6 a 14 de dezembro. Mais informações em: www.pnqs.com.br